Final explicado de Athena, filme de drama e suspense da Netflix

Athena, nova produção da Netflix, é um filme forte e que faz refletir sobre a intolerância religiosa. Confira o final explicado.

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Athena é a nova produção original da Netflix. Lançado no início de setembro, no Festival de Cinema de Veneza, o filme gira em torno da morte de Idir, um adolescente muçulmano sob a custódia de policiais. O acontecimento dá início a um embate violento no Conjunto Habitacional Athena, localizado no subúrbio de Paris.

No centro do enfrentamento estão os irmãos da vítima, Abdel (Dali Benssalah) e Karim (Sami Slimane). Apesar da diferença de visões em relação a como lidar com o fato, os dois se unem em prol de fazer justiça. Confira o final explicado de Athena.

Antes, assista o trailer de Athena:

Final explicado de Athena

Em Athena, logo após a morte de Idir, a revolta toma conta da comunidade que deseja vingança. O embate violento com os policiais é liderado por Abdel e Karim, que não dividem a mesma opinião de como conduzir a situação. O primeiro é um soldado condecorado nas forças armadas, por isso tenta lidar com diplomacia frente às autoridades.

Em contrapartida, o segundo lidera um grupo de rebeldes que é quem inicia os protestos, utilizando as próprias armas da polícia e coquetéis Molotov. Ele ainda pede ajuda ao irmão mais velho, Mokhtar que nada faz, já que sua preocupação está em manter a operação de drogas.

A verdade sobre a morte de Idir é mostrada durante a exibição de uma reportagem, que confirma que o adolescente foi espancado por policiais. A investigação levanta a possibilidade de que os oficiais que executaram Idir não são policiais. É provável que sejam membros de um pequeno grupo de extrema-direita que mora em Athena.

Enquanto isso, Karim e os rebeldes mantêm o policial Jerônimo, como refém. Abdel se oferece para negociar com Karim, mas a polícia pede que ele renuncie. Contudo, os irmãos acabam entrando num confronto e Abdel consegue resgatar Jerônimo. Assim, em meio ao caos, Abdel pede ajuda a Mokhtar, que mesmo relutante o dá abrigo.

Dessa forma, consegue fazer contato com a polícia e se oferece para entregar Jerônimo. No entanto, Karim e os rebeldes chegam ao local antes da polícia. Então, durante a luta ele resolve usar uma bomba, contudo após levar um tiro ela estoura em sua mão, o levando a morte. Como resultado Abdel acaba se aliando aos rebeldes.

Abdel vira líder dos rebeldes

Perturbado pela morte dos irmãos, Abdel se vira contra o sistema e passa a liderar os rebeldes e nega entregar Jerônimo. Sobretudo, exige a polícia entregue os assassinos de Idir. Mas, durante a negociação Abdel descobre que os assassinos são na verdade o grupo de extrema-direita. No entanto, ele se recusa a acreditar neles e ameaça matar Jerônimo se suas exigências não forem atendidas.

Só que Sebastian, um dos rebeldes, planeja bombardear o prédio onde estão escondidos. Nesse momento, Abdel realmente percebe que seu plano não dará certo, então permite que o policial saia do local. Vendo que não conseguiria fazer justiça, decide morrer com seus irmãos.

Quem o matou Idir?

É somente nos instantes finais de Athena que passamos a entender o que aconteceu com Idir. Logo após ser espancado por policiais o jovem mulçumano é deixado para morrer. Contudo, posteriormente esse mesmo grupo retira e queima os uniformes.

Além disso, é possível ver que eles possuíam a tatuagem que representa um grupo de extrema-direita. Portanto, a polícia estava certa, o que indica que Idir foi vítima de um crime de ódio.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar