Arthur Rambo

Arthur Rambo – Ódio Nas Redes: Saiba tudo sobre a estreia nos cinemas

“Quem é Karim D.? Um jovem escritor empenhado no sucesso? Ou seu pseudônimo Arthur Rambo, que espalha mensagens de ódio em suas redes sociais?” essa é a sinopse do filme francês @Arthur.Rambo – Ódio nas Redes, que estreia nos cinemas do Brasil nesta quinta-feira (12), após o  sucesso no Festival Varilux de Cinema da França. A distribuição é da Vitrine Filmes.

O diretor do longa é Laurent Cantet, conhecido por abordar questões sociais do presente, como foi o caso de seus longas Entre os Muros da Escola, ganhador da Palma de Ouro em 2008 que tem como tema o ensino e inclusão e, em A Agenda, suspense que aborda o desemprego na França. Curiosamente, Arthur Rambo – Ódio nas Redes foi gravado em apenas uma noite e dois dias, trazendo o senso de urgência do tempo real.

Leia também

A Trama de Arthur Rambo – Ódio Nas Redes

O longa de 1h e 27min, conta a história real do jovem Mehdi Meklat, que se tornou uma estrela do jornalismo, mas viu sua carreira decair quando antigos tweets vieram à tona. No filme, o protagonista se chama Karim D., interpretado por Rabah Nait Oufella (Nocturama, Entre os Muros da Escola), que se torna jornalista e escritor de sucesso, chegando a assinar um contrato com uma editora para publicar um livro.

Ele foi responsável por dar a voz dos filhos e filhas de imigrantes vindos das regiões mais distintas da África, portanto também se tornou querido por intelectuais de esquerda. Mas com a fama, antigos tweets preconceituosos foram descobertos. Frases homofóbicas, racistas, misóginas e antissemitas foram publicadas pelo jornalista, através do pseudônimo de Arthur Rambo, cuja sonoridade cria a ideia dupla remetendo ao personagem do cinema Rambo e ao poeta francês Arthur Rimbaud.

O roteiro do filme foi escrito por Cantet, Fanny Burdino e Samuel Doux, e acompanha 48 horas na vida desse jovem, após ser desmascarado.

Em entrevista ao site Cineroupa, o diretor contou acompanhar Mehdi Meklat em seus comentários políticos e o achava muito inteligente. “Quando os tweets foram revelados, eu custei a acreditar ser a mesma pessoa. Como isso era possível? Para mim, era um quebra-cabeças, no qual vi potencial para um filme”.

Sobre o Personagem Karim D.

Para o roteiro, ele contou como quis retratar seu protagonista.

“Deveríamos estar muito distantes dele e o pintar como desprezível? Achamos que não devíamos o julgar ou trazer explicações. O personagem se mantém um enigma, um enigma que é confuso até para ele mesmo. O filme tem certa empatia com o personagem, mas não o exime da culpa de ter escrito o que escreveu.”, disse Cantet.

O ator Rabah Nait Oufella, interpreta o protagonista Karim D. e recebeu elogios do diretor pela sua atuação, em palavras Cantet disse para a Revista Variety que Rabah encontrou o equilíbrio certo, onde o personagem complexo não é simpático, mas também não é um monstro e nem uma vítima.

Trailer de Arthur Rambo – Ódio Nas Redes

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Ingrid Souza

Ingrid Souza

Jornalista formada pela Ulbra Canoas (março/2022) sob o registro profissional 0020711/RS e pós-graduanda em Comunicação e Marketing (Lato-Sensu UniRitter), Ingrid também é produtora de conteúdo, social media e assessora de imprensa.

Fã da leitura e escrita, ela ama maratonar séries e filmes. Não vive sem um bom café, e gosta de mudar a cor do cabelo. Se considero uma pessoa nostálgica e adora plot twists bem desenvolvidos.