Principais mudanças de The Handmaid’s Tale em relação ao livro base

Série caminha para a sexta e última temporada

O Conto de Aia (The Handmaid’s Tale) é uma série de televisão dramática americana baseada no romance de mesmo nome da autora canadense Margaret Atwood, publicado em 1985. A série é produzida pela plataforma de streaming Hulu e estreou em 2017, tornando-se rapidamente uma das séries mais comentadas e premiadas dos últimos anos.

A história se passa em um futuro distópico no qual uma nova sociedade governada por líderes fundamentalistas religiosos, chamados de “Filhos de Jacó”, foi estabelecida nos Estados Unidos após um golpe de estado. Nessa nova sociedade, as mulheres perderam todos os seus direitos e são forçadas a se tornarem escravas sexuais, conhecidas como “Aias”, destinadas a procriar para os líderes e suas esposas estéreis.

A série aborda temas como opressão, religião, poder e controle, e faz críticas à sociedade patriarcal e ao fundamentalismo religioso. A performance impressionante de Elizabeth Moss no papel da protagonista, Offred, juntamente com a atmosfera opressiva e sombria da série, contribuem para o sucesso e impacto cultural recente.

Abaixo, assista ao trailer oficial da primeira temporada de O Conto da Aia.

Principais mudanças de The Handmaid’s Tale em relação ao livro base

Em primeiro lugar, a série The Handmaid’s Tale surgiu como uma das adaptações mais fiéis em relação ao material base. Contudo, importante notar a primeira mudança. O livro escrito por Margaret Atwood compreende apenas a primeira temporada da série. Todas as outras quatro temporadas seguem histórias inéditas e continuam a trama criada pela autora.

Dito isso, a primeira grande mudança proposta primeira temporada de O Conto da Aia está na protagonista. No livro, Margaret Atwood optou por não revelar o nome original de Offred. A série, por outro lado, resolveu pelo contrário. Assim, o público conheceu a imagem de June muito mais do que o nome imposto por Gilead.

Além disso, os Waterford também são diferentes no livro. Serena Joy e Fred Waterford são muito mais jovens na série, um casal que pertence a alta cúpula do país. O romance não investe tanto na relação do casal com Gilead, assim como os retrata de uma forma mais arcaica.

O personagem Nick também ganha mais responsabilidades na série. Em o Conto da Aia, o livro, ele é apenas uma figura que serve para reproduzir e aliviar os desejos de June. O romance, inclusive, não deixa claro quis eram as intenções do personagem.

Por fim, a natureza revolucionária de Offred pouco aparece no livro. O romance de Margaret Atwood surge como a idealização de uma Aia de Gilead. O Conto da Aia, portanto, apresenta Offred em um tom mais passivo, com uma vontade de viver que precede os ideais de revolução.

Onde assistir aqui no Brasil?

Todos os episódios de The Handmaid’s Tale estão disponíveis na Paramount+ aqui no Brasil. Além disso, o Star+ e o Globoplay disponibilizam até a 4ª temporada. Ainda não há confirmação oficial sobre data de estreia da 6ª temporada de The Handmaid’s Tale.

Apesar disso, há grandes chances dos novos episódios chegarem apenas em 2024 no catálogo da plataforma. Isso porque a atriz Madeline Brewer, intérprete de Janine, deixou escapar ao The Graham Norton Show que a série só deve retornar no próximo ano.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar