Som na Faixa é baseada em fatos reais? Entenda a série da Netflix

Som na Faixa, nova série sueca da Netflix, aborda as mudanças no cenário musical com o advento dos serviços de streaming.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Os serviços de streaming ganharam uma força muito grande nos últimos anos. Certamente a maioria das pessoas que você conhece, tem ao menos um tipo de assinatura. O avanço não se dá somente no cenário audiovisual, mas também no musical. Som na Faixa, nova série sueca da Netflix mostra como a forma de consumir música também mudou.

A produção acompanha Daniel Ek, um jovem aspirante a empresário. Enquanto a indústria da música tenta combater a pirataria e manter suas finanças seguras, ele apresenta uma única solução. Assim, em parceria com Martin Lorentzon, começa o desenvolvimento de um serviço de streaming de música. Apesar de enfrentar resistência, Ek ganha espaço e passa a revolucionar o mercado.

Confira o trailer:

Som na Faixa se trata de uma história real?

De fato, é, contudo parcialmente. Som na Faixa é baseada no romance Spotify Untold, igualmente conhecido como Spotify Inifrån, escrito por Sven Carlsson e Jonas Leijonhufvud. A obra conta a história dos idealizadores e fundadores do Spotify, Daniel Ek e Martin Lorentzon.

No entanto, conforme os autores, a publicação não contou com os depoimentos de Ek e Lorentzon. No entanto, todas as informações partiram de ex-executivos, membros do conselho e colegas da empresa. A série parte do momento em que a plataforma de áudio partindo para a briga contra a Apple para entrar no mercado norte-americano.

“Ek parece ter escolhido fechar completamente as persianas. Pessoalmente, posso entender isso. O Spotify está desafiando a Apple em um nível legal agora. Abordamos a luta constante do Spotify com a Apple em nosso livro. Se Ek falasse sobre tópicos tão sensíveis em forma de livro, [o Spotify faria] à sua maneira com controle total”, disse Leijonhufvud à Variety.

Em 2010, no auge da disputa, o Spotify conseguiu fechar acordos secretos com empresas como Universal Music Group e Sony Music, o que facilitou sua entrada nos EUA. Som na Faixa traça o início da empresa e como chegou ao que é hoje. No entanto, por ter sido baseada no livro, detalhes específicos podem não retratar com exatidão o que aconteceu.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar