Final explicado do 5º episódio de House of The Dragon

O 5º episódio de House of The Dragon foi ao ar no último domingo (19) com o casamento entre Rhaenyra e Laenor. Entenda todos os eventos!

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O 5º episódio de House of The Dragon focou na relação entre a casa Targaryen e a casa Velaryon. Os maiores nomes de Westeros estiveram presentes na fortaleza vermelha para celebrar a união entre Rhaenyra e Laenor. Contudo, os tempos de guerras emergem cada vez mais na medida em que todos os conflitos são acentuados.

E, para falar a verdade, conflito foi o que não faltou. O primeiro spin-off de Game of Thrones estabelece o contexto para a Dança dos Dragões, uma história trágica e devastadora para a família Targaryen. Ao longo de cinco episódios, House of The Dragon confirmou que apenas a guerra irá definir quem será o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro.

Assim, o 5º episódio de House of The Dragon adiantou o conflito principal entre Aegon e Rhaenyra. Com o salto temporal a partir do próximo domingo (25), a tensão entre a rivalidade Targaryen irá apenas se intensificar.

O que aconteceu no 5ª episódio de House of The Dragon?

Em suma, o 5ª episódio de House of The Dragon mostrou a divisão do reino entre os que apoiam Rhaenyra e os que apoiam Aegon. De forma sutil, a série indicou que há uma guerra prestes a tomar forma pela sucessão do Trono de Ferro, mesmo que Aegon seja apenas uma criança. Afinal, os senhores de Westeros ainda não aceitaram uma mulher comandando os sete reinos. Contudo, House of The Dragon mascarou o conflito principal a partir do casamento entre Rhaenyra e Laenor.

O rei Viserys I, cada vez mais debilitado por causa dos problemas de saúde, organizou uma comitiva para viajar até Driftmark e propor a união entre Targaryens e Velaryons. Após fazer algumas exigências, Corlys aceita o casamento como uma forma de respeitar a trajetória da esposa, Rhaenys Targaryen. Durante a viagem, Sir Criston Cole coloca Rhaenyra na parede, enquanto Laenor demonstra preocupação em relação a sua sexualidade.

Enquanto isso, Otto Hightower despede-se de Porto Real. Sem antes, claro, conspirar pelo Trono de Ferro. Ele convence a filha, a rainha Alicent, de que Aegon deve ser o futuro rei de Westeros. Por outro lado, ela investiga e descobre que Rhaenyra mentiu sobre ter dormido com Criston Cole. Na medida em que o episódio avança, a tensão toma conta dos presentes do início das festividades do casamento. Durante o 5º episódio de House of The Dragon, cada personagem estava no limite com alguma situação prestes a explodir. Que, de fato, explodiram ao final.

A morte de Viserys é iminente

Há um elefante branco que apenas Corlys Velaryon teve a coragem de enfrentar. Afinal, ter questionado sobre a sucessão do Trono de Ferro não foi uma mera cordialidade. Todo mundo percebe que a saúde do rei Viserys I está cada vez mais debilitada. Os sintomas estão cada vez mais presentes, como a forte tosse em Driftmark, o sangramento nasal durante o banquete e o desmaio após o casamento entre Rhaenyra e Laenor.

O 5º episódio de House of The Dragon termina com uma pequena oficialização do matrimônio entre ambos. Com o salto temporal de 10 anos, espera-se que o rei não esteja mais entre os vivos em Westeros. Contudo, Viserys irá agarrar a própria vida e voltará para a segunda metade da primeira temporada. Algo que não deve acontecer para os próximos anos de House of The Dragon.

A relação entre Alicent e Rhaenyra acabou

Até agora, Alicent demonstrou-se fiel à amiga Rhaenyra. A rainha não quis se envolver no conflito pela sucessão do Trono de Ferro, respeitando a decisão do Rei Viserys I. Mas, tudo mudou com o 5º episódio de House of The Dragon. Após conversar com o pai, Alicent entende que não há uma relação saudável pela defesa do Trono de Ferro. Otto, como uma representação passada de Cersei Lannister, descreveu que a vida da filha corria riscos se Aegon não ascender ao Trono de Ferro no futuro. Assim, uma clara relação com a frase “Quando você joga o jogo dos tronos, você vence ou você morre”, de Cersei.

Assim, Alicent muda a postura. Durante o casamento, surge com o vestido verde que indica a chama que acende o farol da casa Hightower. De forma simbólica, o gesto indica que Alicent decidiu apoiar a própria casa, na figura do jovem Aegon, para a sucessão do Trono de Ferro. Com este gesto, House of The Dragon sugeriu, pela primeira vez de forma clara, a divisão de Westeros em dois lados da disputa, os verdes e os pretos. Portanto, toda a trama da série será reduzida para o confronto entre Aegon e Rhaenyra. De um lado, a casa Hightower e a casa Lannister; do outro, Targaryen e Velaryon.

Novos episódios de House of the Dragon são lançados aos domingos, às 22h, na HBO e no HBO Max.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar