Por que a cena do parto foi importante em House Of The Dragon?

House of the Dragon, prequel de Game of Thrones, estreou neste domingo, 22 e em sua estreia teve uma cena importante de um parto. Entenda.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O primeiro episódio de House of the Dragon, lançado neste domingo, 22, inclui uma trágica cena de nascimento. Ela é importante por razões além de como ela coloca em movimento o principal conflito da história.

O prequel de Game of Thrones da HBO, se passa cerca de 200 anos antes dos eventos da série anterior. Com o total de 10 episódios, cada um lançado a cada domingo, House of the Dragon narra a história da família da Casa Targaryen. Durante o tempo em que governava os Sete Reinos. Focando especificamente no reinado de Viserys I e na guerra pela sucessão que irrompe após sua morte.

Dada a importância que a Casa do Dragão coloca na decisão de sucessão, quem deve ser o herdeiro do Trono de Ferro, os nascimentos terão um grande papel na história. Filhos são geralmente favorecidos sobre filhas quando se trata de sucessão. A estreia de House of the Dragon destaca isso fazendo uma celebração do nascimento esperado do filho do rei.

Tragicamente, no entanto, o nascimento não sai como planejado e Viserys permanece sem um herdeiro masculino. Isso desencadeia uma série de eventos que acabará por levar à guerra civil, mas a cena também é importante por outro motivo.

No episódio 1, “The Heirs of the Dragon”, Aemma Targaryen morre durante um parto traumático, assim como seu filho pequeno, Baelon, apenas um dia depois. Para o Rei Viserys, é doloroso perder sua esposa e filho e para o reino será catastrófico. Mas há outra razão pela qual essa cena é tão importante: ela ilustra os perigos reais que as mulheres podem enfrentar ao dar à luz.

Isso acontecia na era medieval em que Casa do Dragão se inspira, mas o parto continua sendo perigoso para muitas mulheres até hoje. E para uma história que verá muitos nascimentos na busca por um herdeiro no Trono de Ferro, é importante que esses perigos sejam reconhecidos.

Cenas do nascimento de House of the Dragon são cruciais para a série

A morte de Aemma e seu filho não será a última vez que o parto aparece com destaque na Casa do Dragão. Enquanto o episódio 1 termina com Rhaenyra sendo nomeada herdeira, qualquer outro Targaryen masculino poderia argumentar uma afirmação mais forte.

A Casa do Dragão já provocou o irmão de Viserys, Daemon, como um candidato, mas nos anos (e episódios) que virão, o nascimento de mais Targaryens masculinos, desafiará o lugar de Rhaenyra como herdeira.

Segundo o produtor executivo, Miguel Sapochnik para o The Hollywood Reporter, Rhaenyra terá seus próprios filhos enquanto procura reforçar sua reivindicação.

Cada um desses nascimentos terá ramificações para o futuro da Casa Targaryen e, felizmente, nem todos serão tão horríveis ou trágicos quanto aquele que matou Aemma. “Temos vários nascimentos na série e basicamente decidimos dar a eles temas diferentes e explorá-los de diferentes perspectivas da mesma forma que fiz para várias batalhas em Thrones.”, disse Sapochnik.

Com isso em mente, fica claro que a cena da morte de Aemma no parto pretende configurar mais do que uma luta pela sucessão. Pois estabelece um status em que a vida de uma mulher é vista como menos importante do que os filhos homens que ela pode ter. Quando pressionado pelo meistre a renunciar a qualquer tentativa de salvar a vida de sua esposa em troca de salvar seu filho, Viserys escolhe seu filho.

Como vemos, a morte de Aemma é violenta e dolorosa, pois ela é forçada a passar por uma cesariana. Viserys se depara com uma escolha impossível, mas nem mesmo inclui Aemma ainda consciente na decisão. House of the Dragon deixa claro que sua vida não é considerada tão importante quanto a de um potencial herdeiro masculino.

É uma mensagem de mau presságio para as mulheres que permanecem. Especialmente aquelas envolvidas em garantir a linha de sucessão Targaryen. Portanto, House of the Dragon, usará suas muitas cenas de nascimento para explorar temas que cercam as mulheres e seu papel na sociedade.

Por fim, a cada domingo, às 22h, um episódio inédito é lançado de House of the Dragon. Transmitido no canal HBO e no streaming HBO Max.

Você também pode gostar dessas notícias:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar