10 anos sem o Mestre do Humor: Veja 10 personagens de Chico Anysio

Nem parece que faz tanto tempo, mas neste dia 23 de março de 2022, completam 10 anos da morte de Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o Chico Anysio. O Mestre do Humor, como era conhecido, nasceu em Maranguape (CE), e viveu por 80 anos. Metade desse tempo foi dedicado ao trabalho na Rede Globo. Durante sua carreira, o grande gênio criou personagens incríveis, que vivem na memória dos brasileiros até os dias atuais. Para homenageá-lo, relembramos os seus 10 personagens mais geniais.

LEIA TAMBÉM

Quem foi Chico Anysio

Chico Anysio foi humorista, ator, radioator, produtor, locutor, roteirista, escritor, dublador, apresentador, compositor e pintor. Ganhou fama ao criar inúmeros quadros e programas humorísticos na TV. Ele ainda dirigiu e atuou com importantes humoristas, no rádio e na televisão, entre eles Paulo Gracindo, Grande Otelo e Jô Soares. Atuou por 63 anos, e em 2009, foi agraciado pela Ordem do Mérito Cultural, a mais alta honraria da cultura no Brasil.

Aos 7 anos de idade, sua família saiu do Ceará, onde a empresa do seu pai foi destruída por um incêndio, e vieram para o Rio de Janeiro. Chico queria ser advogado, mas seu talento para o humor sempre chamou a atenção dos que conviviam com ele. Aos 17 anos, fez um teste para locutor e radioator na Rádio Guanabara, e acabou ficando em segundo lugar, somente atrás de Sílvio Santos. Lá ele trabalhou como radioator e comentarista de futebol.

10 anos sem Chico Anysio

Chico estreou na TV Rio em 1957, e foi para a Globo em 1968. Em 2 de dezembro de 2010, Chico Anysio foi internado por causa de uma obstrução da artéria coronariana. Então, ele passou por uma angioplastia, mas ficou 109 dias internado. Recebeu alta em 21 de março de 2011, e em 23 de abril de 2011, Chico Anysio voltou para a TV, interpretando a personagem Salomé no “Zorra Total”. No quadro, Salomé conversava “de mulher para mulher” com a presidente Dilma Rousseff.

Em 30 de novembro de 2011, foi internado novamente, agora por causa de uma infecção urinária. Recebeu alta 22 dias depois, em 21 de dezembro, mas voltou a ser internado no dia seguinte, com hemorragia digestiva. Em fevereiro de 2012 foi diagnosticado com uma infecção pulmonar. Por fim, o quadro do humorista piorou, e Chico Anysio veio a óbito em 23 de março de 2012, aos oitenta anos, no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, por falência múltipla de órgãos.

Seu velório aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, aberto ao público. Milhares de fãs, amigos e colegas de trabalho despediram-se de Chico Anysio, que escolheu em vida ser cremado. Ainda de acordo com o pedido do humorista, parte de suas cinzas foi jogada em Maranguape, no Ceará, onde nasceu. A outra parte foi destinada aos estúdios do Globo.

10 personagens de Chico Anysio para relembrar

1. Professor Raimundo

Certamente o personagem de Chico Anysio mais famoso, o Professor Raimundo era o mestre da Escolinha, quadro que foi transmitido pela Globo durante anos, ganhando até mesmo um remake. O personagem era um professor que sofria com a falta de inteligência da maioria dos seus alunos, que apesar disso, eram muito criativos. O bordão do personagem vive até hoje, mas “o salário, ó!”, fazendo alusão aos baixos salários que a classe de professores tem no nosso país. Aliás, o Mestre do Humor era mestre também em fazer críticas sociais inteligentes através do humor.

2. Salomé

Um dos mais icônicos personagens de Chico Anysio é a Salomé. Gaúcha de Passo Fundo, seu nome foi inspirado na Salomé da Bíblia, que pedia a cabeça de João Baptista na história. E o gênio do humor usou a similaridade do nome do presidente, João Baptista de Oliveira Figueiredo na época, para pedir a cabeça do mesmo. Isso porque Salomé era uma personagem que fazia chamadas telefônicas para o Presidente da República, com bastante intimidade, afinal, o chamava de ‘guri’.Dizia ela que “Eu faço a cabeça do João Batista ou não me chamo Salomé”. A personagem segui conversando com os outros presidentes ao longo do tempo, terminando com a Presidente Dilma, em 2011, no Zorra Total.

3. Coalhada

Este personagem de Chico Anysio era conhecido pela sua vasta cabeleira cacheada. Apesar de pensar ser um grande jogador de futebol, o estrábico Coalhada não passava de um belo perna de pauperna-de-pau.

4. Alberto Roberto

Mais um icônico personagem de Chico Anysio, o apresentador de talk show se sente um verdadeiro sex-simbol brasileiro. Com sua touquinha de renda na cabeça, ele indagava seus entrevistados com um “por quê?”.

5. Bento Carneiro

“Aquele que vem do aquém do além, adonde que véve os mortos” era como se apresentava o vampiro brasileiro Valdevino Bento Carneiro. Ademais, ele gostava de tirar sarro, com seu sotaque do nordeste, do seu assistente, Calunga (Lug de Paula). O motivo era porque Calunga não assustava ninguém. Seus bordões mais famosos eram “Tomou, papudo” e “minha vingança será maligrina”.

6. Gastão

Este é o personagem mais ‘unha de fome’ de Chico Anysio. Era tão muquirana com dinheiro, que tendo a ideia genial de fazer um filme de guerra, quis contratar o seu irmão para não ter que pagar por um elenco. Além disso, pensou em fazer o filme apenas com esse ator, apenas mudando de figurino o coitado do irmão.

7. Bozó

Um dos maiores personagens de Chico Anysio é o Bozó, tanto é que virou sinônimo de funcionário público brasileiro na época. O personagem era bem caricato, gago e com óculos de fundo de garrafa. Além disso, ele acreditava ser funcionário da Rede Globo, “tá legal?”.

8. Painho

O Painho era um pai de Santo gay que jogava búzios para celebridades. Seus bordões mais famosos era “Aff! Tô morta!”, dito no final das consultas e “Ai, que dor nos quartos”.

9. Justo Veríssimo

O personagem Justo Veríssimo de Santo Cristo é uma sátira aos políticos brasileiros, que possui horror a pobres. inclusive, ele demonstrava todo seu desprezo ao povo com o bordão o personagem tinha como bordão “quero que pobre se exploda”.

1o. O Jovem

O personagem inspirado no ator Taumaturgo Ferreira, o Jovem era um personagem bastante caricato, representante da juventude brasileira na época. Enfim, Jovelino Venceslau dos Santos é um adolescente rebelde que não gosta da superproteção de sua mãe e amigo de Cabuça.

Dica: Assista Chico Total no GloboPlay

No GloboPlay, a série Chico Total exibe em 9 episódios os vários tipos de sucesso de Chico Anysio, em sua extensa galeria de personagens, com Neide Taubaté, Nazareno, Justo Veríssimo, Salomé, entre outros.

Enfim, gostou da lista de personagens de Chico Anysio?

Por fim, se você gostou do nosso conteúdo, te convidamos a nos seguir no Google News para receber em primeira mão nossas matérias. Além disso, você também pode nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar