10 bons filmes baseados em fatos reais para maratonar

10 bons filmes baseados em fatos reais para maratonar

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

É incrível como o cinema consegue nos emocionar. inegavelmente, filmes baseados em fatos reais exercem especial poder, já que sabemos que o que está sendo retratado está muito mais perto de nós que imaginamos. Seja pelo choque que causam ou mesmo inspiram, às vezes é difícil acreditar que certos episódios de fato aconteceram. Então, se você curte filmes com essa temática selecionamos 10 títulos para conhecer ou mesmo rever. Confira.

O Escândalo (2019)

Onde assistir: Prime Video

Protagonizada por Nicole Kidman (Gretchen Carlson), Charlize Theron (Megyn Kelly) e Margot Robbie (Kayla Pospisil), O Escândalo gira em torno do grupo de jornalistas que denunciou o então CEO da Fow News, Roger Ailes (John Lithgow), por assédio sexual. Com roteiro de Charles Randolph, o filme recebeu indicação ao Globo de Ouro, BAFTA e Oscar nas categorias de melhor atriz (Charlize Theron) e melhor atriz coadjuvante (Margot Robbie).

O Preço da Verdade (2019)

Onde assistir: Prime Video

Baseado em um artigo do New York Times, O Preço da Verdade conta a história da pequena cidade de Parkersburg. Assim, o longa segue os passos do advogado ambientalista de grandes corporações, Robert Billiot (Mark Ruffalo). Ao ser procurado pelo fazendeiro Wilburt Tennant (Bill Camp), que acusa a companhia pela morte de suas vacas, passa a investigar e descobre que a companhia está envenenando a população local. Como resultado, a denúncia englobou mais de três mil casos e o processo levou quase 20 anos nos tribunais.

Green Book: O Guia (2018)

Onde assistir: Prime Video e HBO Max

Lançado no Festival de Cinema de Toronto, o longa que está na nossa lista de filmes baseados em fatos reais levou para casa as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, bem como Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali, no papel do pianista afro-americano Don Shirley. Assim, o filme conta a história do artista que durante os anos de 1960 embarca em uma turnê pelo sul dos EUA. Com o intuito de se proteger, contrata Tony Lip Vallelonga (Viggo Peter Mortensen), segurança de uma casa noturna, para ser seu motorista e guarda-costas. Dessa forma, embarcam em uma viagem conturbada, mas que, acima de tudo os aproxima. O filme é baseado no livro de Nick Vallelonga, filho de Tony.

Segredos Oficiais (2019)

Onde assistir: Prime Video e HBO Max

Segredos Oficiais conta a história de Katherine Gun (Keira Knightley) funcionária do governo dos Estados Unidos. Em 2003, posteriormente aos atentados às Torres Gêmeas, George Bush solicitou ao sistema de inteligência da Grã-Bretanha que espionasse países com pouca força na ONU na intenção de coagi-los a votarem a favor da invasão ao Iraque. Assim, ao interceptar a mensagem criptografada em seu sistema de segurança, Katherine toma a decisão de divulgar o conteúdo à imprensa.

Luta por Justiça (2019)

Onde assistir: Apple TV

Sem dúvida um filme emocionante. Assim, somos apresentados a Walter McMillian (Jamie Foxx), que em 1987, foi condenado pelo assassinato de uma garota de 18 anos no estado do Alabama. Contudo, após anos no corredor da morte, Bryan Stevenson (Jordan), um jovem advogado negro, recém-formado em Harvard, começa a analisar seu caso. Logo fica claro que a condenação é fruto de uma combinação perversa entre racismo estrutural e um sistema jurídico falho.

The Tender Bar (2021)

Onde assistir: Prime Video

Filme original do Amazon Prime Video, The Tender Bar é dirigido por George Clooney e estrelado por Ben Affleck, Tye Sheridan e Christopher Lloyd. A trama é baseada no livro de memórias do escritor e jornalista J.R. Moehringer, que também atuou como produtor executivo. Apesar de retratar fatos verídicos, o longa acaba focando na infância e juventude, quando ele se muda para a casa do avô em Long Island. Inesperadamente ele acaba encontrando no tio Charlie (Ben Affleck) a figura paterna que nunca teve. A convivência com os frequentadores do bar do tio é o ponto de partida para se aventurar no mundo da escrita.

Querido Menino (2018)

Onde assistir: Prime Video e HBO Max

Estrelado por Steve Carell (David Sheff) e Timothée Chalamet (Nic Sheff), Querido Menino é baseado nos livros de memória dos protagonistas da trama. David é um conceituado jornalista e escritor que tenta entender o que levou seu filho Nic se afundar no vício em metanfetamina. Assim, o filme gira em torno da luta para salvar a sua vida.

O Quarto de Jack (2015)

Onde assistir: Star+ e Prime Video

Com toda certeza, O Quarto de Jack é o filme mais chocante da lista. A história retrata o caso de rapto e incesto que chocou o mundo em 2008, quando veio a tona a história do austríaco Josef Fritzl que manteve a filha presa no porão durante 24 anos. Elisabeth Fritzl (Brie Larson) teve sete filhos da relação forçada com o pai.

O longa é baseado no livro de Emma Donoghue que também foi responsável pela adaptação do roteiro. A trama foca mais na lição de resiliência e transformação do que a evidente brutalidade do caso. Por isso, acompanhamos a mãe que vive com o filho Jack (Jacob Tremblay) em um quarto minúsculo sem qualquer contato com o mundo externo. A fim de proteger o filho a mãe cria um mundo imaginário como forma de proteger Jack da dura realidade. O longa revelou a atriz Brie Larson, que ganhou o Oscar pela interpretação.

O Lobo de Wall Street (2013)

Onde assistir: HBO Max e Apple TV

Baseado nas memórias do ex-corretor da bolsa dos EUA, Jordan Belfort que se tornou milionário nos anos 1980 vendendo ações de pequenas empresas, mas cometendo ilegalidades. Um dos fatos mais importantes da história é sua prisão por fraude e lavagem de dinheiro. Com direção de Martin Scorcese, o filme recebeu cinco indicações ao Oscar e venceu o Globo de Ouro na categoria Melhor Ator para Leonardo DiCaprio.

Spotlight – Segredos Revelados (2015)

Onde assistir: Star+ e Apple TV

Por fim, o último dos filmes baseados em fatos reais é o drama que narra a trajetória de um grupo de jornalistas do The Boston Globe. Este grupo era responsável pela investigação que revelou o envolvimento de sacerdotes católicos de Boston em casos de pedofilia e abuso sexual de crianças. A matéria rendeu aos profissionais o Prêmio Pulitzer, em 2003, bem como um livro que serviu como base para o longa. O filme ganhou Oscar de Melhor Filme e Roteiro Original. No papel dos repórteres Mark Ruffalo (Michael Rezendes), Rachel McAdams (Sacha Pfeiffer), Brian d’Arcy James (Matty Carroll) e Michael Keaton (Walter Robinson).

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter, ou simplesmente Gabi, é formada em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo com ênfase em Gestão da Comunicação pelo Centro Universitário Metodista - IPA.