Pantanal | Por que Tenório esconde a segunda família da sociedade?

Em Pantanal, Tenório esconde a segunda família da sociedade. Aqui você saberá o porquê dele não os reconhecer publicamente.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A novela Pantanal apresenta dois tipos bem distintos de homens. Um deles é José Leôncio, que por encarar a honradez como a principal virtude de um homem nunca foge da responsabilidade. Além disso, o virtuoso Rei do Gado pantaneiro aprecia a transparência mais que tudo. Por isso, quando soube que José Lucas era de fato seu filho, não hesitou nem por um instante em reconhecê-lo publicamente como tal.

Em contrapartida, o ladino Tenório esconde a segunda família. Omissão essa que já dura pelo menos duas décadas, se considerada a idade do filho bastardo mais velho. Isso tudo nos leva a perguntar: afinal, por que será que Tenório esconde a esposa Zuleica e os três filhos que teve com ela? Esses e outros detalhes te conto em seguida, permaneça comigo!

Por que Tenório esconde a segunda família da sociedade?

Enfim, agora que Maria Bruaca e a filha Guta já sabem de toda a verdade, por que cargas d’água Tenório segue escondendo a segunda família? Em suma, a resposta para essa pergunta é o racismo e esse preconceito está em vias de ganhar holofotes na novela.

Ademais, isso ocorrerá ao longo dos próximos capítulos, durante diálogo entre os filhos de Tenório com Zuleica. Em síntese, eles esperavam uma postura diferente do pai a partir da descoberta de Maria Bruaca. “Vai ver seja hora de aceitarmos o fato que o nosso pai tenha vergonha de nos assumir perante a sociedade.” Essa frase será dita por Marcelo, o filho mais velho.

Racismo é abordado em Pantanal

A princípio, o trio está insatisfeito com a situação, sobretudo em relação à mãe deles. Zuleica segue sendo a amante, mesmo após Maria Bruaca descobrir a existência deles. “Ele já tem a família branca dele, a preta é a outra”, afirmará Renato.

“Ele deve ter os motivos dele”, dirá Roberto. “Que motivos? Medo de apanhar da Bruaca? Não era essa a desculpa dele a vida inteira? Que a esposa dele não poderia saber de nós”, replicará Renato.

Enquanto isso, Marcelo e Roberto seguirão sem entender. Assim, o filho do meio jogará a real na cara dos irmãos. “E por que ele teria vergonha disso?”, perguntará o caçula. “Porque somos pretos. Que tal?”, responderá Renato.

Diferenças entre os filhos de Tenório

Por fim, outro indicativo que escancara a distinção entre Guta, a filha branca, e os três filhos negros é a educação. Enquanto Guta estudou em escolas e universidades privadas, bancadas por Tenório, os três filhos negros estudaram em escolas públicas. Além disso, o grileiro nunca participou de eventos públicos com os filhos, como aniversários, reuniões de professores e apresentações.

Todas essas queixado virão à tona nos próximos capítulos e serão externadas por Renato, o mais rebelde dos três filhos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar