Tecnologia do VAR está surpreendente para a Copa do Mundo 2022

Nova tecnologia do VAR promete revolucionar impedimento durante a Copa do Mundo 2022. Entenda melhor.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A FIFA anunciou uma tecnologia para o VAR durante a Copa do Mundo 2022, no Qatar. A ideia é oferecer uma ferramenta de suporte para agilizar a decisão dos árbitros em relação ao impedimento. Assim, a irregularidade clássica do futebol será analisada de forma mais precisa e mais clara durante a competição.

O movimento vai ao encontro do que sugeriu o presidente da FIFA, GIanni Infantino. Ao The Vision, ele afirmou que a Federação teria esforços para aproveitar o potencial do VAR. Confira como funciona a nova tecnologia do VAR.

LEIA MAIS

Como funciona a nova tecnologia do VAR?

Em suma, o sistema fornece um alerta de impedimento automatizado. Mas o que isso significa? Vamos lá. A nova tecnologia do VAR utiliza 12 câmeras de rastreamentos dedicadas. Montadas no teto dos estádios, elas rastreiam a bola e até 29 pontos de dados de cada jogador em campo. Assim, as câmeras calculam a posição exata de cada atleta em campo.

Além disso, a nova bola do torneio, a Al Rihla, fornece mais um elemento de auxílio. Afinal, dentro dela há um sensor de medição inercial (IMU) que detecta o impedimento. O sensor, então, envia dados da bola para a central de operação do VAR 500 vezes por segundo. Logo, permite uma detecção muito precisa do momento exato do toque na bola.

A nova tecnologia do VAR, então, usa os dados da bola ao lado das informações sobre a posição dos jogadores. Há um alerta sempre quando um atleta está em impedimento. Contudo, o lance ainda precisa de validação. Assim, os árbitros verificam de forma manual o ponto do toque com as famosas linhas de impedimento, estas gerada de forma automática.

Ainda com alguma dúvida? A FIFA preparou um vídeo para explicar o funcionamento da nova tecnologia. Confira:

Vídeo explicativo sobre nova tecnologia do VAR

Quais os benefícios?

Em primeiro lugar, a nova tecnologia do VAR permite transparência em casos de impedimento. Assim que a decisão for tomada, o sistema gera uma animação 3D que fornece detalhes precisos do lance. Portanto, a animação sempre irá mostrar as melhores perspectivas possíveis. Ela será transmitida no telão do jogo e aos parceiros de transmissão para o público de casa.

No geral, a nova avaliação do impedimento pretende agilizar a tomada de decisão. As linhas não serão mais projetadas manualmente. Além disso, claro, os árbitros terão um indicativo automático do jogador que estiver em posição irregular. Algo muito similar a tecnologia que avalia se a bola cruzou ou não a linha do gol.

Enfim, curtiu nossa matéria? Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais Twitter e Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar