dragon-ball-goku

Quantos anos Goku tem em cada saga de Dragon Ball?

Goku, o icônico personagem de Dragon Ball, tem sido o centro das atenções em inúmeras sagas ao longo dos anos. Seja lutando contra vilões formidáveis ou explorando o desconhecido, Goku tem sido um personagem constante em todas as fases da série. No entanto, muitos fãs se perguntam: quantos anos Goku tem em cada saga? Neste artigo, vamos analisar a idade de Goku em cada saga de Dragon Ball e como ele envelheceu ao longo da série.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

Goku, o Saiyajin Eterno

Uma das coisas mais notáveis sobre Goku em Dragon Ball é que ele parece não envelhecer depois de atingir a idade adulta no final de Dragon Ball original. Sua aparência física, força, resistência, velocidade e outras habilidades permanecem afiadas, mesmo que ele esteja se aproximando dos 50 anos.

A justificativa para isso é que os Saiyajins puros param de envelhecer fisicamente uma vez que atingem o auge físico, permitindo-lhes lutar por mais tempo, com a única mudança sendo a massa muscular. Dragon Ball Super enfatizou ainda mais esse aspecto, revelando que 80 anos é considerado jovem para um Saiyajin. Portanto, a fisiologia Saiyajin é o principal fator por trás da aparência jovem de Goku.

Goku em Diferentes Fases

Agora, vamos explorar a idade de Goku em cada saga de Dragon Ball, desde o início até os eventos mais recentes.

1. A Saga do Imperador Pilaf

No início de sua jornada, Goku afirmou ter 14 anos no início da saga, mas isso foi devido à sua falta de educação e habilidade para contar corretamente. Após estudar com Mestre Kame, Goku ficou esperto o suficiente para saber que sua idade real era 12 anos.

2. As Sagas do Torneio e Exército da Fita Vermelha

Goku tinha 12 anos quando competiu no 21º Torneio de Artes Marciais Mundiais e enfrentou Mestre Kame na final. No entanto, quando começou a procurar as Esferas do Dragão, um ano inteiro havia se passado desde a última vez que foram usadas, fazendo com que Goku tivesse 13 anos durante a saga do Exército da Fita Vermelha.

3. As Sagas de Tien Shinhan e Rei Piccolo

Depois de derrotar o Exército da Fita Vermelha e recuperar a Esfera do Dragão de Quatro Estrelas, Goku começou a treinar para o 22º Torneio de Artes Marciais Mundiais. Três anos se passaram durante esse período, tornando Goku com 16 anos quando entrou no torneio e lutou contra Tien. Logo após o torneio, Goku se envolveu no conflito com o Rei Piccolo, onde ele realmente começou a salvar o mundo do mal.

4. A Saga de Piccolo Jr.

Goku tinha 19 anos quando lutou e derrotou Piccolo Jr., encerrando assim a era Dragon Ball original.

5. As Sagas dos Saiyajins e Freeza

Cinco anos se passaram entre o final de Dragon Ball e o início de Dragon Ball Z, tornando Goku com 24 anos quando a saga dos Saiyajins começou. Após sua morte, mais um ano se passou enquanto todos se preparavam para a chegada de Vegeta e Nappa, fazendo de Goku um jovem de 25 anos na metade final da saga dos Saiyajins.

6. As Sagas dos Androides e Cell

Dois anos após a saga de Namekusei, Goku, agora com 27 anos, retorna à Terra, onde conhece o Trunks do Futuro e descobre sobre a iminente chegada dos temíveis androides. Três anos se passaram antes que os androides aparecessem, tornando Goku com 30 anos na época. Durante a luta contra os androides e Cell, a Equipe do Dragão começou a usar a Câmara do Tempo Hiperbólica para treinar, tornando Goku fisicamente com 31 anos no final da batalha com Cell.

7. A Saga de Majin Buu

O maior salto de tempo na história de Dragon Ball aconteceu após a vitória do Super Saiyajin 2 Gohan sobre Cell. Sete anos se passaram desde então, e Goku optou por permanecer morto para continuar seu treinamento no céu, evitando atrair problemas para a Terra. Goku eventualmente foi ressuscitado no final da saga de Buu e retornou à Terra com 38 anos.

8. A Saga da Batalha dos Deuses

Dragon Ball Super, que sucedeu a não-canon Dragon Ball GT, começou com um salto no tempo na saga da Batalha dos Deuses. Goku avançou quatro anos em sua história, tornando-se com 42 anos. Nesta saga, Goku busca se tornar um Super Saiyajin Deus e impede Beerus de destruir a Terra.

9. As Sagas do Freeza Dourado, Universo 6 e Trunks do Futuro

Um ano se passou entre a luta de Goku com Beerus e o retorno de Freeza em Dragon Ball Super, fazendo de Goku um homem de 43 anos. Logo após salvar a Terra da força reconstruída de Freeza, Goku e seus amigos enfrentam Champa e seu time de guerreiros do Universo 6.

Como Goku e Vegeta treinaram por três anos na Câmara do Tempo Hiperbólica, Goku tinha cerca de 46 anos quando enfrentou o Universo 6. A saga de Trunks do Futuro ocorre um tempo após essa saga, mas não parece ter se passado um ano, então a idade de Goku deve permanecer a mesma.

10. As Sagas do Prisioneiro do Patrulha Galáctica, Granolah o Sobrevivente e Super Herói

As próximas histórias que seguiram Dragon Ball Super: Broly foram as sagas do Prisioneiro do Patrulha Galáctica e Granolah o Sobrevivente, bem como o filme de 2022, Super Herói. Embora a progressão exata do tempo nas sagas do mangá não seja clara, Pan tem três anos em Super Herói, o que significa que dois anos se passaram desde Broly.

Isso faz com que Goku tenha cerca de 49 anos. Apesar de sua ausência durante grande parte de Super Herói, Goku continua sendo uma força formidável mesmo na meia-idade.

11. A Idade de Goku no Fim de Dragon Ball Z

Com tanto foco na idade de Goku, outro ponto de discussão natural é sua idade no final de Dragon Ball Z. O final de Dragon Ball Z ainda ocorre 10 anos após a saga de Buu, e levando em conta o uso da Câmara do Tempo Hiperbólica em Dragon Ball Super, isso faz de Goku cerca de 51 anos.

Considerando o quanto a Câmara do Tempo Hiperbólica é utilizada em material mais recente, é provável que Goku envelheça ainda mais antes de atingir o final original, mas no momento da escrita deste artigo, não há uma maneira definitiva de saber se isso acontecerá.

12. A Idade de Goku em Dragon Ball GT

Embora Dragon Ball GT seja não-canônico, a idade de Goku durante a série ainda é digna de discussão. GT começa cinco anos após Dragon Ball Z, então, levando em conta Dragon Ball Super, Goku começa com 56 anos. Tudo na primeira metade da série acontece em um ano, tornando Goku com 57 anos após derrotar Baby.

E ele permanece com essa idade na segunda metade, já que não há uma passagem significativa de tempo lá. Por fim, assumindo que Goku realmente apareceu no epílogo e em Dragon Ball GT: O Legado do Herói, isso significaria que Goku envelheceu mais 100 anos, chegando aos 157 anos, a idade mais avançada que ele já teve na franquia.

Por que Goku Não Envelhece?

Enquanto há muita justificativa canônica para a aparente eterna juventude de Goku, em termos da história contínua de Dragon Ball, isso cria alguma estranheza. Dragon Ball criou várias gerações destinadas a suceder Goku, desde Gohan sendo preparado para assumir após a morte de Goku na Saga Cell, mas o personagem se tornou tão icônico que nunca se aposentou permanentemente.

Histórias como Dragon Ball Super: Super Herói precisam justificar Goku estando em outro lugar apenas para que outros personagens possam ter seus momentos de destaque. Isso também cria uma impressão estranha quando Goku aparece aproximadamente com a mesma idade que seu filho adulto.

Para ajudar Dragon Ball a avançar, talvez seja útil mostrar como Goku está envelhecendo, dando a ele uma aparência mais envelhecida. Isso poderia ser justificado através de um dispositivo como a Câmara do Tempo Hiperbólica, como resultado de um ataque de algum inimigo, ou de várias outras maneiras.

Um Goku mais velho que assume mais o papel de mentor, como Mestre Kame fez nas primeiras histórias de Dragon Ball, poderia ser um caminho frutífero para a franquia explorar em futuros lançamentos.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Magui Schneider

Magui Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.

Fã de filmes e séries investigativos, suspense psicológico, comédias, dramas e ação.

Minhas séries favoritas são La Casa de Papel, The Sinner, Sense8, Stranger Things, O Mundo Sombrio de Sabrina, Black Mirror, Lúcifer, Orange Is The New Black, Vis a Vis, Desejo Sombrio, Três Vidas, entre outras.

Já meus filmes favoritos são Jurassik Park, Bird Box, O Limite da Traição, Imperdoável, entre outros.
Amo os filmes de ação com The Rock.

Para relaxar, gosto de uma boa comédia pastelão, incluindo As Branquelas e Os Farofeiros. E como fã incondicional de Paulo Gustavo, sou muito fã de todos os filmes "Minha Mãe é uma Peça".