A Eleven recuperou os poderes com o Projeto Nina em Stranger Things?

O final da 3ª temporada de Stranger Things foi trágico para muitos personagens. Afinal, a Batalha de Starcourt causou a morte de Billy Hargrove (Dacre Montgomery) e a destruição do shopping de Hawkins. Porém, poucos personagens sofreram o mesmo que a Eleven (Millie Bobby Brown).  A garota não só perdeu o pai, Jim Hopper (David Harbour), como também sentiu fisicamente as consequências de enfrentar o vilão Mind Flayer. Afinal, seus poderes simplesmente desapareceram. Entretanto, a 4ª temporada reservou uma esperança para a personagens e muitos fãs puderam acompanhar uma nova jornada através do Projeto Nina em Stranger Things.

Com a trama do novo ano, a série criada pelos irmãos Duffer trouxe o Projeto Nina para justificar uma retomada dos poderes de Eleven. Assim, fizeram o retorno triunfal de um personagens que há muito os fãs achavam que estava morto. Contudo, o processo não foi muito fácil e as consequências ainda são incertas. Dessa forma, vamos tentar entender um pouco sobre o que foi o Projeto Nina em Stranger Things.

Antes de prosseguirmos, sempre bom avisar que o texto trará spoilers da primeira parte da 4 ª temporada de Stranger Things.

LEIA MAIS

Afinal, o que é o Projeto Nina em Stranger Things?

O Projeto Nina em Stranger Things foi fundamental para a trama da primeira parta da nova temporada. Afinal, até mesmo batizou o nome do quinto episódio disponibilizado pela Netflix. Em suma, a operação procura reestruturar os poderes da Eleven. Mas de que forma?

Em primeiro lugar, os conflitos do passado precisam ser superados. Dessa forma, o Projeto Nina realiza um processo doloroso para que El revisite, literalmente, as memórias de quando estava no laboratório de Hawkins. A verdade é que Stranger Things se baseou em acontecimentos reais para contar a história da personagem. O que vimos na 4ª temporada não foi diferente.

Assim, a série se inspirou no Projeto MKUltra, que usa privação sensorial para resetar as pessoas. Mas, em Stranger Things, a privação sensorial faz o contrário: processa e revive o trauma. Ou seja, algo parecido com o que é feito para tratar o estresse pós-traumático. Só que a ficção ilustra de uma forma dolorosa. Afinal, acompanhamos Eleven imersa em um tanque de água ao lado de telas com imagens das câmeras de segurança do laboratório de Hawkins.

Como o Projeto Nina pode ajudar Eleven a restaurar os poderes em Stranger Things?

A 4ª temporada de Stranger Things marcou o retorno de Dr. Martin Brenner (Matthew Modine) à série. Assim, o Papa está por trás da operação que visa recuperar os poderes de Eleven. Para ele, a personagem passa por um processo parecido com o que pessoas vítimas de um derrame severo enfrentam, perdendo algumas habilidades motoras e de comunicação.

O cientista acredita, portanto, que obrigar a personagem a reviver memórias reprimidas pode a ajudar no processo para adquirir novamente seus poderes. Assim, vemos a personagem relembrando e entendendo os traumas do passado. Contudo, o Projeto Nina tem uma intenção paradoxal. Em suma, para curar os traumas de Eleven e resgatar seus poderes, a operação precisa submetê-la aos momentos mais traumatizantes pelos quais já passou.

Ainda não sabemos qual o desfecho em relação ao Projeto Nina em Stranger Things. Todas as consequências deverão ser mostradas a partir do dia primeiro de julho, quando estreia a segunda metade da 4ª temporada. Até lá, ficamos na expectativa para vermos El novamente com seus poderes.

Enfim, curtiu a matéria?

Então, acompanhe a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar