Os 18 países que mais assistem aos dramas coreanos no mundo

Produções asiáticas ocupam um espaço cada vez maior nos serviços de streamings.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Quando o assunto é dramas coreanos, certamente você verá um brasileiro se manifestar. Mesmo diante de tantas diferenças culturais o Brasil vem se destacando no consumo das produções asiáticas. Aliás, não somente aqui, mas o sucesso se repete em muitos países.

Entre os mais assistidos estão as obras vindas da Coreia do Sul, os conhecidos k-dramas. Uma pesquisa do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, de 2020, realizada pela Fundação Coreana para Intercâmbio Cultural Internacional, em 18 países, mostrou quais países estão entre os que mais assistem.

O estudo trouxe dados, sobretudo sobre o crescimento da audiência dos dramas coreanos coreanos, em comparação com o período anterior à pandemia. Realmente o Brasil se mostrou um dorameiro de carteirinha, ao ficar em terceiro lugar no ranking. Em primeiro lugar ficou a Malásia e, em segundo, a Tailândia. O quarto e quinto lugar foram ocupados pelos Emirados Árabes Unidos e Taiwan, respectivamente. Confira alguns dados da pesquisa:

Perfil das pessoas que mais assistem aos dramas coreanos no mundo

Total: 8 mil e 500 pessoas entre homens e mulheres de 15 a 59 anos

Países: China, Japão, Taiwan, Tailândia, Indonésia, Malásia, Índia e Vietnã, Austrália, EUA, Brasil, Argentina, França, Reino Unido, Rússia, Turquia, Emirados Árabes Unidos e África do Sul.

O estudo também apontou o crescimento do consumo de outras produções sul coreanas como filmes, programas de entretenimento, jogos e livros.

Pesquisa do governo sul-coreano mostra qual aspecto cultural mais cresceu em cada um dos 18 países analisados
Pesquisa do governo sul-coreano mostra qual aspecto cultural mais cresceu em cada um dos 18 países analisados

Rakuten Viki traça perfil dos fãs brasileiros

A fim de traçar um perfil dos usuários no Brasil, a Rakuten Viki, a pedido do jornal O GLOBO, realizou um levantamento em 2021. O público feminino é majoritário, 77%, desses 53% tem entre 13 e 18 anos. A plataforma contabiliza em média mais de um milhão de acessos por mês.

O site oferece diversos conteúdos gratuitos, mas possui também um plano de assinatura. Ao passo que, o usuário tem acesso a dramas coreanos exclusivos, bem como sem propagandas durante a exibição.

Gêneros mais assistidos

Considerando as transmissões realizadas nos seis meses que antecederam o levantamento se destacaram: comédia romântica, fantasia e séries estreladas por idols (termo dado a membros de grupos de K-pop). Muitos cantores acabam também migrando para as produções audiovisuais.  

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar