O que aconteceria se Darth Vader sobrevivesse?

Darth Vader se torna Anakin Skywalker mais uma vez e se sacrifica em O Retorno de Jedi, mas o que aconteceria se ele sobrevivesse?

Você já imaginou o que aconteceria se Darth Vader sobrevivesse em O Retorno de Jedi? A redenção de Darth Vader e a subsequente morte são momentos-chave no filme. Mas a saga Star Wars seria alterada se Darth Vader sobrevivesse. As duas principais continuidades da franquia Star Wars, Canon e Legends, cada uma retrata versões diferentes da era da trilogia original.

No entanto, fornecendo diferentes contextos se Darth Vader sobrevivesse. As duas linhas do tempo, a nova geração da Ordem Jedi e as facções imperiais pós-Endor. Bem como as duas versões diferentes de Luke Skywalker e da Princesa Leia, seriam afetadas pela sobrevivência de Darth Vader de maneiras fascinantes.

Darth Vader conscientemente se sacrifica no final de O Retorno de Jedi, suportando parafusos letais do relâmpago da Força do Imperador Palpatine, que encurta os sistemas de suporte de vida de seu traje blindado.

Embora Vader, agora Anakin Skywalker novamente, não tivesse intenção de sobreviver à sua decisão de matar Palpatine, este cenário pressupõe que os sistemas de seu traje não falham. Permitindo que ele retorne à Lua da Floresta de Endor com Luke Skywalker vivo, embora gravemente ferido. Luke Skywalker pode redimir seu pai neste cenário, mas as ramificações da sobrevivência de Vader teriam um efeito profundo na galáxia das seguintes maneiras abaixo.

Os rebeldes nunca aceitariam um Darth Vader redimido

Se os romances da trilogia pós-original da continuidade canônica de Star Wars são alguma indicação, a Nova República tinha uma baixa tolerância para os imperiais sobreviventes. Com oficiais tipicamente sendo rotulados de criminosos de guerra.

Considerando a opressão fascista em toda a galáxia do Império e os múltiplos casos de genocídio (com os Jedi, Dizonitas e Alderaanianos sendo os mais notáveis), essa postura é compreensível. O papel de Darth Vader nas atrocidades do Império talvez só seja superado pelo do próprio Palpatine. De modo que a Nova República provavelmente estaria inclinada a julgá-lo e executá-lo como um criminoso de guerra. À luz de sua dura redenção de Vader, Luke Skywalker provavelmente faria lobby para que o ex-Lorde Sith fosse preso.

A redenção de Darth Vader afetaria negativamente Luke

Embora Luke Skywalker saiba do homem bom que Darth Vader costumava ser (e agora é mais uma vez), seria quase impossível convencer a galáxia a perdoar o antigo Lorde Sith. Luke Skywalker provavelmente conseguiria impedir a execução de Vader revelando que ele havia matado o Imperador Palpatine e, portanto, desempenhado um papel fundamental na vitória da Rebelião em Endor, mas seu lobby também mancharia sua imagem como um dos maiores heróis da Rebelião. Luke Skywalker seria visto por muitos como um apologista imperial, algo que seria muito mais condenatório se a verdade de sua paternidade se tornasse de conhecimento público também.

Princesa Leia nunca se aqueceria para Darth Vader

Tanto no cânone quanto em Legends, a princesa Leia estava muito menos ansiosa para perdoar Darth Vader do que Luke. Com Vader como cúmplice na destruição de Alderaan, Leia não se aqueceria facilmente para seu pai biológico redimido.

Além disso, a provável revelação de Leia ser filha de Vader seria um grande escândalo político que quase encerra sua carreira na Nova República. Assim como demonstrado no romance canônico de 2016, Bloodline. Se o romance da era das Lendas, Tatooine Ghost, é alguma indicação, no entanto, Leia pode eventualmente perdoá-lo como Anakin depois de aprender sobre sua vida. A partir da perspectiva de Padmé, mas nunca suas ações como Darth Vader.

The Acolyte | Nova série do universo de Star Wars terá sith protagonista.

Darth Vader revelaria os segredos de Exegol

Como prisioneiro da Nova República, o redimido Darth Vader forneceria a seus captores informações inestimáveis sobre o Império do passado. Os quadrinhos da Canon revelam que Darth Vader sabe sobre a fortaleza de Palpatine em Exegol.

Ele certamente revelaria esse conhecimento a Luke e à Nova República. As advertências de Vader provavelmente causariam uma cadeia de eventos que impediriam Palpatine de retornar como ele fez na trilogia da sequência.

A descoberta e a subsequente derrota do Eterno Sith em Exegol impediriam que a Primeira Ordem subisse ao poder. Potencialmente suavizando a visão da galáxia de Vader, embora provavelmente não o redimisse totalmente.

Anakin não pôde se juntar aos Jedi de Luke no cânone

Embora o arco de Luke Skywalker em O Retorno de Jedi o tenha feito crescer em um tipo melhor de Jedi do que seus antecessores, seus retratos no cânone são dissonantes com sua trajetória original da trilogia. Fazendo com que Luke reconstruísse a mesma Ordem Jedi defeituosa que sua encarnação da era prequela e garantindo seu eventual fracasso.

Com isso em mente, mesmo um Anakin Skywalker redimido que ajudou a impedir o retorno de Palpatine não teria lugar entre os Jedi de Luke. Embora ele possa se tornar um aliado como um usuário da Força não afiliado. Anakin provavelmente se reuniria com Ahsoka Tano e possivelmente estabeleceria um sucessor para os Jedi, ajudando Luke e Ben Solo a evitar suas respectivas armadilhas.

A sobrevivência dele é uma má notícia para o império em lendas

Em Legends, o Império permanece em guerra com a Nova República por 15 anos após a Batalha de Endor. Em facções de senhores da guerra antes de suas reunificações como o Império das Trevas em 10 ABY e o Remanescente Imperial em 12 ABY.

O redimido Darth Vader seria extremamente valioso para a Nova República enquanto eles lutam contra essas facções, com Vader quase certamente minando ex-colegas, como Cronal, Jerec e o Almirante Thrawn.

Darth Vader também avisaria Luke de seu aprendiz Sith, Lumiya, e possivelmente impediria que ela corrompesse Jacen Solo e mergulhasse a galáxia em outra Guerra Civil.

Embora Darth Vader soubesse da fortaleza de Palpatine no mundo Deep Core de Byss, a continuidade de Legends não fornece evidências de que ele sabia dos laboratórios de clonagem do Imperador e contingências para retornar dos mortos.

Ao contrário de sua contraparte canônica, um Darth Vader redimido não seria capaz de impedir o retorno de Palpatine em Legends. Nesta versão alternativa da Operação Mão das Sombras, a Nova República pode ficar desesperada o suficiente para empregar Vader contra o Império das Trevas, talvez impedindo Luke Skywalker de precisar fingir cair para o lado sombrio para destruir o Império das Trevas por dentro.

Um Darth Vader redimido provavelmente substituiria Empatojayos Brand como aquele que prende Palpatine dentro do submundo da Força. Impedindo-o de voltar do túmulo novamente. Com Palpatine indo embora para sempre e Vader tendo se sacrificado pela Nova República, sua imagem monstruosa pode ser suavizada pelo público e melhorada para Luke e Leia.

Se Darth Vader sobrevivesse aos eventos de O Retorno de Jedi certamente mudaria os eventos da linha do tempo de Star Wars Legends. Mas ele, em última análise, ainda daria sua vida para derrotar Palpatine.

Por fim, os filmes e séries de Star Wars estão disponíveis no Disney+.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar