narvik

O filme Narvik é baseado em fatos reais?

Drama norueguês sobre guerra está disponível na Netflix

Narvik chegou há poucos dias no catálogo da Netflix e já conquistou parte do público aqui do Brasil. O drama norueguês adapta uma trama de guerra para expandir ainda mais as histórias da Segunda Guerra Mundial. Com direção de Erik Skjoldbjærg, o filme retrata uma tentativa alemã de invadir a cidade Narvik em 1940.

Há algo de real por trás da trama de Narvik? Entenda quais as bases históricas que aparecem no filme que recém estreou no catálogo da Netflix. Antes, assista ao trailer oficial da produção abaixo.

+ Quer assistir HBO Max e a plataforma Paramount+ de graça por até 1 mês? Clique Aqui e aproveite!

O filme Narvik é baseado em fatos reais?

O drama norueguês Narvik ambienta a primavera de 1940 na cidade que dá nome ao título do filme. No local, os alemães abastecem o próprio país com minério de ferro, mas o povo não quer ver os seus territórios sob o comando da Alemanha Nazista. Assim, surge a figura de Gunnar Tofte. Ao lado da esposa, Ingrid, ele luta pela liberdade da cidade.

Contudo, Ingrid acaba forçada a colaborar com a Alemanha como intérprete. A trama de Narvik adapta fatos reais para construir personagens ficcionais. Ou seja, o filme de Skjoldbjærg utiliza o contexto histórico da cidade de Narvik e do povo norueguês em meio a Segunda Guerra Mundial, mas utiliza uma perspectiva narrativa para o drama do filme.

Em suma, o filme recria a Batalha de Narvik. Contudo, os personagens foram criados a partir do roteiro do longa-metragem, assinado por Christopher Grøndahl. Logo, as pessoas retratadas no filme não existiram na vida real.

“Tratava-se de entender a maneira como eles viam o mundo naquela época. Como deve ter sido quando a grande máquina de guerra internacional chega a uma pequena cidade pesqueira e uma garota que nunca saiu do norte da Noruega e nunca viu essas coisas”, disse a atriz Kristine Hartgen.

Por fim, Narvik está disponível no catálogo da Netflix.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.