Não será mais possível maratonar estreias da Netflix?

As estreias da Netflix como conhecemos podem estar com os dias contados. Entenda quais os planos do serviço para os próximos anos.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

As estreias da Netflix como estamos acostumados podem deixar de existir. Agora há um debate no que antes era um consenso para o serviço de streaming mais popular. Com as quedas do número de assinantes e a queda de engajamento em algumas estreias, a Netflix estuda acabar com o formato atual de lançamentos.

Hoje, a plataforma disponibiliza boa parte dos conteúdos no dia da estreia. Algumas séries, como Stranger Things, foram divididas em duas partes. Contudo, a Netflix ficou reconhecida ao longo dos anos por permitir que o assinante escolha a forma de consumo. Maratonas, portanto, virou quase como um sinônimo para a empresa.

Agora, de acordo com a newsletter Puck, a plataforma cogita adotar lançamentos semanais, assim como as principais concorrentes fazem. A estratégia, por sinal, é o padrão da indústria. Plataformas como Disney+, HBO Max e Prime Video, salvo exceções, utilizam o formato semanal de estreias.

Os motivos que devem levar ao fim as maratonas de estreias da Netflix

Há um debate em relação ao engajamento das séries, algo que conduziu conversas internas na Netlix sobre como mudar o cenário atual da empresa. A série Sandman, de Neil Gaiman, serve como um fio condutor para entendermos.

Lançada em 2022, Sandman logo se tornou uma das estreias da Netflix com melhor recepção entre o público e a crítica. Contudo, a produção ainda recebeu garantias de renovação. Inclusive, o criador precisou ir ao Twitter pedir que os fãs assistissem e comentassem mais sobre a série.

O que esperar de Babylon, filme com Margot Robbie e Brad Pitt?

As projeções de perdas de assinantes, por outro lado, levaram a Netflix a se preocupar com o modelo de gestão atual. Desde então, várias medidas já foram testadas. Uma delas visa cobrar uma taxa para grupos de pessoas de casas separadas que compartilham a senha. Outra, insere anúncios na programação com a intenção de diminuir o preço da assinatura. Uma nova alternativa surge com uma possível proposta de estreias semanais.

After – Depois da Promessa é o último filme da franquia?

Mudanças por causa da crise

A crise da Netflix, portanto, propõe uma mudança na forma como a empresa atua no mercado. Um paralelo importante, seguindo os rumos do que acontece com Sandman, nasce a partir dos atuais cancelamentos da plataforma. Um padrão indica que o serviço de streaming quer apostar em séries que tragam novos assinantes. Ou seja, produções com baixo índice de qualidade e adesão não devem continuar na plataforma.

Novos dias estão para chegar às estreias da Netflix. O formato semanal de lançamentos traz benefício para o engajamento da plataforma, embora limite o poder de escolha do usuário. Assim, o público pode comentar sobre as séries sem se preocupar com algum eventual spoiler.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar