Justiça em Chamas é baseado em fatos reais?

Qual a história por trás do filme Justiça em Chamas, filme que recém chegou ao catálogo do serviço de streaming Netflix?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Justiça em Chamas, de 2018, recém estreou pelo catálogo da Netflix. Estrelado por Laura Dern, o filme já ocupou uma posição no Top 10 filmes mais assistidos da plataforma. Com direção de Edward Zwick, responsável por O Último Samurai (2004), a produção retrata um drama criminal repleto de reviravoltas.

O que mais chama atenção para o filme, contudo, é o que há por trás da trama. Portanto, veja o que há de real em Justiça em Chamas.

Trailer de Justiça em Chamas

Trama de Justiça em Chamas

Em suma, Justiça em Chamas foca na vida de Cameron Todd Willingham, homem acusado de matar as próprias filhas em um incêndio. Apesar das provas, ele recebeu a condenação pelo sistema judicial dos Estados Unidos à pena de morte. Antes, contudo, o caso chamou a atenção de Elizabeth Gilbert, uma ferrenha lutadora contra condenações de mesma natureza.

Ela passa a investigar os eventos e, determinada para esclarecer a verdade, reúne provas que podem indicar a inocência de Willingham. Apesar disto, ele foi sentenciado à morte. Além de Laura Dern, o elenco de Justiça em Chamas conta com Jack O’Connell, Emily Meade e Jeff Perry.

O que há de real por trás da história?

O caso retratado por Justiça em Chamas aconteceu de verdade. Em dezembro de 1991, dias antes do natal, Karmon e Kameron, gêmeas de um ano de idade, e Amber, de dois, foram vítimas de um incêndio que consumiu boa parte da casa onde viviam. O pai, um mecânico desempregado, tomava conta das garotas enquanto a mãe trabalhava em um bar.

Depois disso, Cameron Todd Willingham passou 12 anos preso, até ser executado em 2004. Anos depois, de acordo com a revista The New Yorker, o réu deveria ter sido inocentado. Durante a investigação, especialistas forenses destacaram que as evidências eram inconclusivas.

Em uma investigação realizada em 2009, anos após a morte de Willingham, a Comissão Científica Forense do Texas chegou a conclusão que o réu não deveria ter sido condenado à morte. Justiça em Chamas, portanto, revela momentos do processo que durara longos anos. A trama explora a relação de Willingham com Elizabeth Gilbert, profissional que lutou contra a sentença.

O filme, claro, entra em aspectos da relação da família e, principalmente, do casamento entre Willingham e a esposa, Stacy. Contudo, Justiça em Chamas permite um pouco de ficção neste ponto, uma vez que ela se recusou a participar da produção.

Justiça em Chamas, por fim, está disponível no catálogo da Netflix.

Acompanhe a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais Twitter, e Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar