Justiça inocenta Netflix por incitar suicídio de jovem com 13 Reason Why

Justiça inocenta Netflix por incitar suicídio de jovem com 13 Reason Why

Na última terça-feira, 11, justiça inocenta Netflix em processo em que um pai acusava a Netflix de ser responsável pela morte da filha, de apenas 15 anos. Os pais da jovem moveram o processo em agosto de 2021. Segundo eles, a menina, Bella Herndon, teria cometido suicídio em 2017, após a estreia da primeira temporada de 13 Reason Why, série focada no suicídio da protagonista.

Confira também:

Justiça inocenta Netflix em processo sobre suicídio de adolescente

Embora as acusações pedissem o controle de conteúdo sensível, alegando que a plataforma não teve o cuidado de alertar sobre o tema, a justiça arquivou o processo.

De acordo com a juíza responsável pelo caso, Yvonne Gonzalez, apesar da tragédia, a ação não poderia prosseguir, pois foi considerada censura à liberdade de expressão. Sendo assim, a Justiça inocentou a Netflix.

13 Reason Why fez alerta sobre o tema?

Apesar do conteúdo extremamente forte de 13 Reason Why, em 2019, a Netflix tinha feito um corte na cena de suicídio de Hannah, protagonista da série. Desde então, não apenas o primeiro episódio da série, nomeado “Fita 1: Lado A”, alerta de conteúdo, mas também todos os outros. Além disso, a própria plataforma disponibilizou um serviço de apoio emocional: 13reasonswhy.info.

Canal de ajuda disponível em 13reasonswhy.info

O drama 13 Reasons Why, estrelado por Katherine Langford e Kate Walsh, trata sobre saúde mental e abuso sexual. Outro tema presente é o bullying, e outros motivos que podem levar um adolescente a cometer suicídio.

Hannah narra a sua trágica história através de fitas cassetes. Nelas, a protagonista explica os motivos ocultos de sua morte. A série é baseada no romance de Jay Asher e encerrou em 2020 com a 4ª temporada de 13 Reasons Why.

Enfim, curtiu a matéria e quer acompanhar todas as notícias sobre a Netflix?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Maria Julia Cabral

Maria Julia Cabral

Maria Júlia Cabral é jornalista graduada pelo Centro Universitário UNIFAAT e especialista em Search Engine Optimization (SEO) pela Rock University.

Curiosa e apaixonada por boas histórias, Maria Júlia se considera maratonista (de séries) assídua, mas também adora devorar um bom livro. Ah, ela não dispensa um bom café, até mesmo nos dias quentes.