James Cameron se abre sobre sua aguardada sequência de Avatar

Depois de bater o próprio recorde de bilheteria, com Avatar, de 2009, superando Titanic, James Cameron já prepara uma sequência do filme de nossos aliens azuis preferidos. Entender o significado da palavra “avatar” não apenas nos dá uma visão do primeiro filme, como esboça as bases para o segundo.

LEIA TAMBÉM

Muito além da sequência de Avatar

Esse subtítulo se justifica. Isso pois Cameron tem 4 sequências planejadas. A primeira irá aos cinemas em 16 de Dezembro de 2022. E acontecerá, em sua maioria, sob as águas. E exigiu anos de desenvolvimento de tecnologia e meses de treinamento de mergulho. O próprio Cameron reconhece o desafio. Que, caso o primeiro filme não tivesse sido um sucesso tão grande, não seria viabilizado pelo estúdio. A sequência começou a ser planejada, ainda, em 2012. Com a reunião de roteiro, que deu origem às 4 continuações dos conflitos de homem contra natureza, se iniciou em 2013.

O filme ainda não possui um título oficial. E se passará 14 anos depois do primeiro, com Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) com seus filhos pré-adolescentes. Temos a estreia de Edie Falco no elenco. Como o General Ardmore, da RDA. Esse será o antagonista dessa nova família. Família que, aliás, será o tema das sequências. Avatar 2 e 3 se passarão perto do oceano, com a presença dos Metkina, a tribo Na’vi dos recifes. Nos mostrando toda a paixão de Cameron pelo mar.

Desafios na filmagem

Uma paixão que exigiu mais da produção que o primeiro filme Avatar, que já foi, tecnologicamente, inovador. Além das técnicas de filmagem inéditas, a animação conta com o tarimbado estúdio da Weta Digital. No entanto, não, apenas, de animações, se fazem os filmes. Para dar a aparência real de um oceano, as gravações foram feitas em um tanque de 3,24 milhões de litros de água. Com a participação de especialistas em dança e ginástica subaquáticas. Isso enquanto os atores seguram a respiração por, até, 4 minutos. Já que as bolhas de ar atrapalharam as gravações.

A equipe até tentou gravar de formas mais simples. E mais baratas. Mas o processo perfeccionista do diretor não permitiu. No entanto, o elenco de Avatar se mostrou ainda mais surpreendente que as exigências do diretor. Especialmente no que se refere, literalmente, ao fôlego para as gravações nos tanques que nós já citamos. A atriz Kate Winslet, de 46 anos, que interpretará a Na’vi Ronal, conseguiu segurar a respiração por 7 minutos em meio. Enquanto Sigourney Weaver, de 72, ainda sem papel anunciado, conseguiu o recorde de 6 minutos e meio.

Winslet, que, aliás, volta a trabalhar com Cameron, depois do sucesso de Titanic. Que também envolveu alguns milhões de litros de água. E não só de atores veteranos é feita essa franquia. Um dos estreantes é o ator mirim Jack Champion, de, apenas, 14 anos. Segundo Cameron, ele fez um trabalho espetacular na atuação. Isso pois teve de atuar com o equipamento de mergulho completo. Feito que muitos atores mais velhos acharam um desafio.

Uma franquia longeva

Aliás, os filmes, em sequência, já têm data de lançamento. Enquanto, Avatar 2, sairá esse ano, os filmes 3, 4 e 5, serão lançados em 2024, 2026 e 2028, respectivamente. Aliás, os projetos estão bem adiantados. A Weta Digital já está cuidando da pós-produção de algumas cenas de Avatar 3. Que, aliás, já está com toda a fotografia principal finalizada.

Quanto aos filmes que fecham (por hora) a franquia, esses estão em processo de construção de história. E de mundo. Isso porque os roteiristas e o diretor estão querendo acrescentar muito mais detalhes nas produções. Além de uma diversidade muito maior.

Existe espaço para uma sequência de Avatar?

De fato, dar sequência ao filme que, na época, foi a maior bilheteria da história, parece um empreendimento arriscado. Sendo superado, apenas, em 2019, com o lançamento de Vingadores Ultimato. No entanto, segundo James Cameron, o cenário para a produção cinematográfica parece ter mudado bastante, desde 2009, quando o primeiro filme foi lançado. A começar pela forma como consumimos filmes.

Na época, a Netflix estava, apenas, começando a ganhar popularidade. Outros serviços de streaming, então, nem sonhavam em nascer. Por outro lado, a Blockbuster, ainda, não estava declarando bancarrota. Sob outra ótica, o estúdio de Avatar, também passou por mudanças. A 20th Century Fox estava muito longe de ser absorvida pela força da natureza que é a Walt Disney.

Mesmo com tantas mudanças, James Cameron acredita que, 13 anos depois, que a audiência ainda se conectará com esse universo de Pandora. Uma prova disso é o relançamento do filme em 2021 na China, que fez o filme tomar, de volta, o primeiro lugar dos heróis da Casa das Ideias. De fato, os desafios postos à frente de Avatar 2 (e suas sequências) são enormes. Mas Cameron e sua equipe não têm medo de enfrentá-los. E, se analisarmos sua carreira, eles nunca tiveram.

Enfim, curtiu a matéria?

Por fim, se você gostou do nosso conteúdo, te convidamos a nos seguir no Google News para receber em primeira mão nossas matérias. Além disso, você também pode nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar