o-gato-de-botas-final

Gato de Botas: O Último Desejo – Final Explicado

A animação “Gato de Botas: O Último Desejo”, lançada em 2022, dá continuidade à história iniciada no filme de 2011. O protagonista, primeiro introduzido ao público em “Shrek 2”, descobre no início do filme que, de suas nove vidas, restou apenas uma.

Tal descoberta deixa o felino insatisfeito com a perspectiva de uma existência comedido, levando-o a embarcar na busca da Estrela Desejante, com a esperança de recuperar as vidas perdidas. Nessa jornada, ele faz um novo amigo, Perrito, e reencontra um amor do passado, Kitty Softpaws.

Os Obstáculos e a Jornada de Redenção

No trajeto para a realização de seu último desejo, Gato enfrenta adversários formidáveis. Cachinhos Dourados e a Família do Crime dos Três Ursos, assim como o “Grande” Jack Horner, também têm seus planos para a Estrela dos Desejos. Porém, além dos desafios externos, Gato luta internamente contra os fantasmas do passado, especialmente a decisão de não se casar com Kitty e os erros cometidos em seu relacionamento.

Jack Horner, o vilão da trama, deseja utilizar a Estrela para dominar toda a magia do mundo. Já Kitty, magoada com seu passado amoroso com Gato, anseia por alguém em quem possa confiar, uma vez que a desconfiança em Gato resultou no término de seu relacionamento. Enquanto isso, Goldi aspira a reencontrar sua verdadeira família biológica.

Revelações e Resoluções

Ao longo de “Gato de Botas: O Último Desejo”, desentendimentos são esclarecidos e ressentimentos resolvidos. Ainda que Gato acredite ter sido responsável por abandonar Kitty no altar, ele descobre que ambos optaram por não comparecer ao casamento.

Na verdade, Kitty temia que Gato estivesse demasiado apaixonado por si mesmo para amá-la verdadeiramente, o que a fez se afastar antes de ser abandonada por ele. Esse conflito mostra-se, afinal, um grande mal-entendido que poderia ter sido evitado com uma comunicação efetiva.

Por outro lado, Goldi, apesar de não obter seu desejo devido à destruição da Estrela Desejante por Gato, aprende uma valiosa lição. Ela percebe que sua verdadeira família são os Ursos, que lhe oferecem tanto amor e apreço quanto sua família biológica poderia oferecer. Assim, Goldi encontra, onde menos esperava, aquilo que sempre desejou.

Confrontando a Morte e Renascendo

Gato, ao enfrentar o Lobo, que é uma representação da Morte, tem sua vida em risco. Contudo, sua decisão de preservar Kitty e Perrito, mesmo às custas de sua última vida, revela sua transformação.

A destruição da Estrela Desejante sinaliza o confronto de Gato com a morte, e também a perda de seu desejo. A Morte, por fim, o deixa seguir, pois sabe que, em algum momento, eles se encontrarão novamente. Gato, que outrora era temeroso, encontra paz em si mesmo e em suas decisões.

Preparando-se para o Futuro: Shrek 5

O final de “Gato de Botas: O Último Desejo” traz importantes pistas para a continuidade da franquia “Shrek”. Enquanto Gato navega rumo a novas aventuras e reencontros com antigos amigos, a trilha sonora de “Shrek”, especificamente das cenas de Far Away, toca ao fundo.

Isso, aliado a um plano de câmera que revela um reino em um penhasco ao lado do sinal de Far Away, indica um provável retorno ao universo de Shrek. Com a confirmação de “Shrek 5” em abril de 2023, cinco meses após o lançamento de “Gato de Botas: O Último Desejo”, fica claro que o filme prepara o caminho para a próxima produção da franquia.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Magui Schneider

Magui Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.

Fã de filmes e séries investigativos, suspense psicológico, comédias, dramas e ação.

Minhas séries favoritas são La Casa de Papel, The Sinner, Sense8, Stranger Things, O Mundo Sombrio de Sabrina, Black Mirror, Lúcifer, Orange Is The New Black, Vis a Vis, Desejo Sombrio, Três Vidas, entre outras.

Já meus filmes favoritos são Jurassik Park, Bird Box, O Limite da Traição, Imperdoável, entre outros.
Amo os filmes de ação com The Rock.

Para relaxar, gosto de uma boa comédia pastelão, incluindo As Branquelas e Os Farofeiros. E como fã incondicional de Paulo Gustavo, sou muito fã de todos os filmes "Minha Mãe é uma Peça".