Final explicado de O Pálido Olho Azul: Quem é o assassino?

Se você está até agora tentando entender o que aconteceu no final de O Pálido Olho Azul, confira a seguir, tudo que sabemos sobre.

Se você acabou de assistir O Pálido Olho Azul na Netflix e está pensando o que de fato aconteceu, então você pode ter certeza de que todos estão se sentindo iguais. Baseado no livro de mesmo nome de Louis Bayard, o thriller gótico mostra o detetive Augustus Landor (Christian Bale) investigando um horrível assassinato de um cadete na Academia Militar dos Estados Unidos, juntamente com a ajuda de Edgar Allan Poe (Harry Melling).

Este conto frio parece chegar a uma conclusão definitiva, antes que o roteirista e diretor Scott Cooper subverta tudo o que você pensou que estava assistindo com uma revelação surpreendente. Então, vamos nos aprofundar no final chocante de O Pálido Olho Azul e explicar por que não é tão estranho quanto parece à primeira vista. Vale ressaltar ainda, que há grandes spoilers pela frente, então não continue lendo se você ainda não viu o filme.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

Enredo de O Pálido Olho Azul

Inicialmente, parece que o cadete Fry morreu por suicídio antes de seu coração ser cortado post-mortem. Não demora muito para Landor descobrir que Fry foi atingido na parte de trás da cabeça, sugerindo que ele foi assassinado e mutilado pela mesma pessoa.

Landor também descobre que Fry estava segurando uma nota em sua mão quando morreu, mas apenas um fragmento permanece. Junto com Poe, eles decodificam o fragmento, o que sugere que Fry foi atraído para fora da academia para sua morte.

Depois que uma vaca e ovelhas são encontradas na área com seus corações removidos, Landor começa a suspeitar que Fry fez parte de um assassinato ritualístico. Ele pede a Poe para encontrá-lo na casa de gelo onde Landor descobre cera no chão e um padrão de um círculo com um triângulo dentro.

O amigo de Landor, Jean Pepe (Robert Duvall), um “especialista em símbolos e rituais”, diz a ele que é provável que seja um “círculo mágico”. É ligado ao famoso caçador de bruxas Henri Le Clerc, que deixou para trás detalhes de um ritual para “garantir a imortalidade”. No entanto, todas as cópias de seu livro que o descrevem são perdidas ou destruídas.

Final explicado de A Lição: A razão da vingança de Yeo-Jeong

A mãe de Fry dá o diário do filho para Landor, mas antes que Landor possa usá-lo para descobrir quem poderia ter matado Fry, o cadete Ballinger (Fred Hechinger) é morto e mutilado da mesma forma que Fry – com uma castração adicional.

A suspeita se volta para Poe, quando ele foi visto falando publicamente que tinha matado Ballinger, que o havia atacado pelo fato de que ele estava passando tempo com Lea Marquis (Lucy Boynton), irmã do colega cadete Artemus Marquis (Harry Lawtey). O diário de Fry mostra que ele e Ballinger eram amigos íntimos e seu outro amigo, o cadete Stoddard (Joey Brooks), desapareceu, embora seu quarto vazio sugira que ele fugiu.

Landor descobre que a família Marquês, incluindo o médico da academia Daniel Marquis (Toby Jones), está no centro de tudo. Durante um jantar em sua casa, Landor descobre a jaqueta do oficial que um cadete tinha visto na noite do assassinato de Fry. Além disso, ele vê um retrato de Henri Le Clerc no estudo do Dr. Marquis.

O Dr. Marquis confessa a Landor que Le Clerc é seu bisavô, que eles têm uma cópia de seu livro e que Le Clerc “visitou” Lea. Ela sofre de convulsões e recebeu três meses de vida, mas depois de usar o coração de Fry em um ritual, sua condição fatal melhorou milagrosamente.

O que está em alta na Netflix? TOP 10 de filmes e séries

Isso não é uma boa notícia para o obcecado Poe, no entanto, já que ele está pronto para se tornar a próxima vítima de Lea, sacrificando-se para prolongar sua vida. Toda a família está nisso, com Artemus e sua mãe Julia (Gillian Anderson) todos ajudando com o ritual.

Felizmente, Landor consegue interromper a tempo. Ele salva Poe, e quando uma vela ritual é derrubada e incendeia a sala, Landor puxa Julia para longe do perigo. Lea e Artemus não têm tanta sorte, no entanto, pois ambos são esmagados pelo prédio em colapso.

Apesar de seu envolvimento, Julia evita a punição, pois é considerado que “ela sofreu o suficiente”, mas o Dr. Marquis renuncia à academia. Supõe-se que Lea e Artemus mataram Fry e Ballinger para o ritual, enquanto Stoppard correu para evitar que ele se tornasse a próxima vítima.

Então, você pode pensar: caso encerrado, certo? Não é bem assim…

Final explicado de O Pálido Olho Azul: Quem é o assassino?

Depois que ele se recupera de um pouco de derramamento de sangue durante o ritual, Poe vai visitar Landor para lhe contar o que ele descobriu sobre a filha de Landor, Mattie (Hadley Robinson). A princípio, ela teria simplesmente fugido, mas esse não é o caso.

A verdade é mais trágica: a caminho de casa do Baile da Academia dois anos antes, Mattie foi estuprada por três agressores desconhecidos. Ela nunca superou o trauma da experiência, apesar das tentativas de Landor, e acabou morrendo por suicídio. Poe comparou o fragmento encontrado na mão de Fry com uma nota que Landor lhe deixara e descobriu que a escrita era “virtualmente idêntica”.

Foi Landor quem atraiu Fry da academia, e foi Landor quem o matou. Lea e Artemus simplesmente aproveitaram a oportunidade e tomaram o coração de Fry quando seu corpo estava no necrotério. Landor sabia que Fry era um dos três que haviam estuprado sua filha porque ela conseguiu levar a etiqueta do cachorro de Fry durante o ataque.

Depois de descobrir que o coração havia sido retirado do corpo de Fry, Landor tentou conduzir a investigação pela rota ritual, matando e mutilando as ovelhas e a vaca. Quando lhe foi dado o diário de Fry, Landor descobriu que Ballinger era outro dos agressores. Ele o matou também, depois mutilou seu corpo, pois ele “tinha que fazê-lo parecer o trabalho dos satanistas”.

Final explicado de Traição: O que acontece com Adam?

Landor nunca conseguiu chegar a Stoddard, que realmente fugiu, e ele não tem “a força ou a vontade de persegui-lo”. “Eu só espero que ele passe o resto de sua vida miserável olhando por cima do ombro”, diz Landor a Poe. Poe está confuso (como você pode estar) por que Landor até pediu sua ajuda, sabendo que a nota poderia levar à descoberta da verdade.

Esse, ao que parece, sempre foi o plano para Landor: “Você era o único a quem eu deveria me entregar o tempo todo. Eu sabia disso desde o momento em que te conheci pela primeira vez, e aqui estamos nós.” Ao invés de entregar Landor pelos assassinatos, Poe decide queimar as evidências, em seguida, diz adeus a Landor. Na cena final do filme, Landor vai para o penhasco onde Mattie morreu e deixa sua fita ir. E assim, sua busca por vingança acabou.

Mesmo depois dessa explicação, você ainda pode estar se perguntando sobre as ações de Landor durante a investigação. Afinal, foi Landor quem revelou que Fry não morreu por suicídio, e foi Landor quem descobriu a nota na mão de Fry. Um rewatch resolve a maioria, se não todas, as preocupações lógicas que você pode ter.

Por exemplo, quando Landor está interrogando a testemunha que encontrou o corpo de Fry no início, o conhecimento de que ele é o assassino mostra que ele está fazendo isso para descobrir se a testemunha o viu. Quanto ao motivo pelo qual ele revela que Fry foi assassinado, é provável que ele tenha visto uma oportunidade de liderar a investigação longe dele.

Final explicado de Ruído Branco: Porque Jack delira com Sr. Grey?

Landor age como se estivesse tentando evitar ser pego – como quando ele mutila o corpo de Ballinger. Ou ainda, quando ele usa Poe para decifrar a nota para apontar a suspeita para uma mulher. A confissão de Landor de que ele sempre planejou se entregar a Poe não faz sentido.

Talvez ele só quisesse ficar livre o tempo suficiente para se vingar de todos os três estupradores de Mattie, o tempo todo sabendo que Poe tinha a inteligência de juntar tudo eventualmente. Quando Stoppard foge, Landor essencialmente desiste dessa esperança e pode ter ido de bom grado para a forca.

A vida de Poe estar em perigo mortal teria atrasado isso, já que Landor nunca o teria deixado ser assassinado pela família Marquês. Com Poe seguro, Landor teria deixado Poe expor seus crimes – o que, por sua vez, inocentaria Lea e Artemus do assassinato de Ballinger, mesmo que ambos estejam mortos de qualquer maneira.

Seja qual for a conclusão a que você chegue, O Pálido Olho Azul deixa muito para debater e questionar à medida que os créditos rolam. Por fim, vale ressaltar que o filme está disponível para assistir na Netflix.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar