Final explicado de O Monastério: No fim, o ritual funcionou?

Entenda os eventos finais de O Monastério, novo filme de terror polonês que está fazendo sucesso entre os assinantes da Netflix.

O novo terror da Netflix, O Monastério, cria uma atmosfera assustada em um contexto religioso. Com direção do polonês Bartosz M. Kowalski, o filme estreou há poucos dias e logo alcançou o Top 10 da plataforma. Contudo, o longa-metragem explora alguns clichês do gênero para contar a história.

O Monastério ambienta os anos 1987, época em que um policial investiga o desaparecimento de uma mulher na região perto de um mosteiro. Assim, o filme relaciona Deus e religião em contraste com crimes contra as mulheres. Confira o final explicado de O Monastério!

HBO mostra bastidores do episódio final de House of the Dragon

Trama do filme

O Monastério começa em 1957. Em suma, um padre é baleado ao tentar matar o que considerava ser uma semente do mal, um bebê. 30 anos depois, a criança sobrevive e trabalha como policial. Com a intenção de investigar a morte de diversas mulheres, Marek (Piotr Żurawski) disfarça-se de monge para ingressar em um mosteiro.

À medida em que a trama avança, contudo, Merek descobre que algo assustador está por trás do desaparecimento das mulheres. Assim, O Monastério investe em um clima tenso e instigante para revelar a grande reviravolta da obra.

Final explicado de O Monastério

Ao final de O Monastério, Merek descobre que os monges do mosteiro praticam canibalismo com o corpo das mulheres desaparecidas. Ele também descobre que os rituais de exorcismo são falsos. Logo depois, o falso padre Piotr convida Merek para ir até a biblioteca.

Lá, abre um antigo livro e lê uma passagem que diz que o “escolhido” nasceu durante o eclipse, mas deveria ser morto por uma adaga. Caso sobreviva, o escolhido deve consumir os pecados capitais e beber o sangue de um inocente. Assim, transforma-se em um demônio para criar uma nova ordem mundial.

Quem é o escolhido?

O final de O Monastério revela que Merek era a criança escolhida. A criança do início do filme, aliás. A história toda não passou de uma armação de Piotr, que quis atrair Merek até o mosteiro. Alguns padres invadem o local e amarram Merek contra uma cadeira. Assim, o filme expõe outra revelação: os sacerdotes do culto não entendem Satã como uma figura maligna, mas sim como alguém capaz de punir os humanos do mal.

Ou seja, eles são apóstolos que desejam o governo do diabo. Ao final, os monges fazem Merek ingerir partes dos corpos dos pecadores e beber o sangue de uma mulher inocente. Contudo, nada acontece. Assim, Piotr invade o local e enfia uma adaga no peito de Merek.

O ritual funcionou em O Monastério

Nas últimas cenas de O Monastério, Piotr culpa o Líder pelo insucesso do ritual, sufocando-o com um travesseiro. Na manhã seguinte, Piotr explode e transforma-se em uma grande quantidade de moscas. Então, o demônio entra na igreja. Ele segura todos os humanos no local de ponta cabeça, enquanto o céu abre e indica que, agora, o inferno reina na Terra.

Assim, O Monastério marca o começo de uma nova ordem mundial. Contudo, o filme não explica alguns pontos básicos. Por exemplo, como o ritual não funcionou, mas o demônio apareceu no dia seguinte? Qual era a identidade de Merek?

Por fim, O Monastério está disponível na Netflix.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar