12 anos depois: final explicado do último episódio de Lost

Anos depois do fim, Lost ainda segue como uma tendência para a indústria da televisão

O último episódio de Lost foi ao ar no dia 23 de maio de 2010, um domingo que nunca saíra da lembrança de todos os fãs da série. Afinal, a produção até hoje representa um marco para a indústria da televisão, com um legado que está em boa parte das séries que existem.

Apesar disso, o final de Lost dividiu as opiniões do público. Muito antes de Game of Thrones, Lost surgiu para decepcionar os fãs que permaneceram anos e anos de forma fiel e intensa para acompanhar a série. Assim, com seis temporadas, O Fim ainda gera discussões e permanece vivo anos depois da exibição original.

+ Quer assistir HBO Max e a plataforma Paramount+ de graça por até 1 mês? Clique Aqui e aproveite!

Final explicado do último episódio de Lost

O propósito do final de Lost não ficou claro aos fãs. Na época, a exibição do último episódio chegou como uma bomba para quem acompanhou a série durante anos a fio. Com mais de duas horas de duração, o capítulo final da produção introduziu duas histórias simultâneas. Na primeira, o avião sequer caiu. Na segunda, Dr. Jack (Matthew Fox) conseguiu salvar a ilha.

A grande questão é que os criadores não conseguiram sintetizar a ideia proposta para o último episódio de Lost. Depois de anos, Damon Lindelof revelou a real intenção por trás do final da série. Para ele, Lost deveria representar a elevação espiritual das pessoas após a morte. Contudo, a mensagem foi passada de forma abstrata.

Aos olhos do público, o final de Lost sugeriu que todos os personagens estavam mortos o tempo todo na série. Claro, isso gerou muita revolta, decepção e lamentação. Ao Collider, Lindelof revelou a inspiração para construir o propósito da produção.

“[O final] foi amplamente baseado na construção tibetana do ‘Livro dos Mortos’, que é essa ideia de que, quando você morre, você experimenta uma vida após a morte onde você não sabe que está morto”, disse.

Doze anos depois, o público ainda questiona a real percepção sobre o último episódio de Lost. Portanto, fica explícito que os criadores da série não conseguiram abordar a mensagem inicial. Apesar disso, Lindelof afirma que não há como afirmar que todos os personagens estavam mortos desde o início.

“Mas essa ideia, de que eles estavam mortos o tempo todo, nega todo o objetivo do show”, conclui.

Por fim, todos os episódios de Lost estão disponíveis no Star+.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar