o-amante

O Amante de Lady Chatterley se inspira em livro banido em 5 países

Dentre os motivos, a obra de DH Lawrence foi banida por obscenidade

Com Emma Corrin e Jack O’Donnell no elenco, O Amante de Lady Chatterley estreou no catálogo da Netflix nos primeiros dias de dezembro. O novo filme da Netflix adapta um romance erótico de mesmo título, de 1920, que foi banido em 5 países durante décadas. O motivo? Obscenidade em excesso.

A obra do autor D.H. Lawrence (1885-1930) reflete as discussões sobre erotismo na indústria do entretenimento entre filmes, séries e livros. Durante a década de 1960, o livro foi alvo de controvérsias no Reino Unido quando a editora Penguin Books quis publicá-lo.

Em suma, o autor fez relatos detalhados sobre os encontros sexuais de Lady Chatterley e do amante guarda-caça, algo que chamou atenção de forma negativa na Grã-Bretanha. Inclusive, o caso tornou-se um processo judicial na época. Contudo, o juri decidiu que O Amante de Lady Chatterley não era obsceno. Assim, o livro alcançou as vendas de mais de duzentas mil cópias apenas no primeiro dia.

Por outro lado, o livro O Amante de Lady Chatterley foi banido em outros cinco países. Perto da data de lançamento, na década de 20, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia e Japão não permitiram a comercialização da obra.

10 filmes para quem gostou de ver O Amante de Lady Chatterley

+ Quer assistir HBO Max e a plataforma Paramount+ de graça por até 1 mês? Clique Aqui e aproveite!

O filme O Amante de Lady Chatterley é tão explícito quanto o livro?

O livro escrito por D.H. Lawrence abordou assuntos que ainda eram tabus durante a década de 1920. Temas como desejo sexual feminino e sexo anal geraram revolta de boa parte da sociedade conservadora da época, fato que causou o banimento de O Amante de Lady Chatterley em cinco países.

Com direção da cineasta Laure de Clermont-Tonnerre, o filme impressiona pelas cenas sexuais e pela trama de adultério. Contudo, nada que cause tantas polêmicas na sociedade atual. Se surgisse durante os anos 1920, o longa-metragem também poderia receber proibições em diferentes culturas. Hoje, por outro lado, O Amante de Lady Chatterley resgata o que há em vários filmes para maiores de idade disponíveis na Netflix.

Na trama, Connie Reid (Emma) se casa com o lorde Clifford Chatterley (Matthew Duckett). No entanto, ele parte para lutar na primeira Guerra Mundial e retorna paraplégico. Com a mulher presa na propriedade da família Chatterley e refém do matrimônio, ambos entram em um acordo para a satisfação pessoal de cada um. Assim, Connie poderá manter relações com outra pessoa com a intenção de dar um herdeiro ao Lorde.

Por fim, ela passa a encontrar-se com Oliver Mellors (Jack O’Connell), o guarda-caça do local. O filme O Amante de Lady Chatterley está disponível na Netflix. Assista ao trailer abaixo.

Trailer oficial

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.