Filmes snuff: conheça o conceito dos filmes de terror

Cenas chocantes, capazes de nos fazer acreditar que tudo é verdade. Conheça o conceito snuff, o subgênero dos filmes de terror.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Terror é sempre um gênero que chama a atenção. Alguns passam longe, já outros veneram. Há títulos que, de fato, impressionam pelas cenas de violência e tortura explícita. Filmes com essa pegada são conhecidos como snuff. O subgênero do terror ficou famoso, sobretudo, por meio de lendas urbanas criadas antes do lançamento de um filme.

Dessa forma, boatos sobre a produção eram espalhados dando a entender que, ao invés de se basearem em um roteiro de ficção, os cineastas apresentavam assassinatos que teriam acontecido de verdade.

Qual a origem do termo snuff?

O termo snuff apareceu pela primeira vez em 1971, num livro do escritor Ed Sanders. A obra retratava algumas das atrocidades da seita liderada por Charles Manson. Conforme pesquisas, os membros teriam gravado seus crimes com uma filmadora.

Embora na época não houvesse comprovação do fato, o autor decidiu mesmo assim utilizar o termo snuff. Sua atitude, de fato, ajudou a nomear uma nova categoria de filmes de terror. No ano seguinte, inspirado pelo caso da Família Manson, o distribuidor Allan Shackleton lançou o filme de baixo orçamento chamado Massacre.

Contudo, embora tivesse cenas de violência bastante chocantes, o longa não agradou o público. Mas, algo mudaria o rumo do projeto logo após escutar uma conversa entre dois espectadores. A dupla evidenciava que algumas cenas realmente pareciam verídicas. Assim, Shackleton percebeu que poderia reverter o fracasso. Então, trocou o título e promoveu um novo lançamento incluindo cenas adicionais.

Posteriormente espalhou o boato de que o novo filme contava com uma sequência de assassinatos reais cometidos durante a produção. A ideia realmente funcionou e atraiu muita gente interessada apenas nisso. Assim, estava criada a tendência que passou a inspirar outros cineastas.

Sucesso carregado de polêmicas

Assim como atrai a atenção do público, a essência dos filmes snuff é também motivo de polêmicas. O realismo das cenas de extrema violência choca e leva muitas pessoas a buscar informações sobre os bastidores das produções. Ao ponto de levar alguns a acessar a famosa Deep Web, que configura uma área da Internet que fica “escondida” e tem pouca regulamentação. De forma simples, por lá tudo é “permitido”. Assim sendo, é possível encontrar filmes que, de fato, usaram assassinatos reais para contar uma história.

3 filmes snuff

Se você chegou até aqui certamente percebeu que uma produção classifica como snuff, tem o poder de chocar. Aliás, existem muitos filmes que ao serem lançados foram proibidos em diversos países. Listamos três títulos para você conhecer um pouco mais sobre o gênero.

The Houses October Built (2014)

Para quem tem medo de palhaço, certamente The Houses October Built não fará parte da lista de favoritos. A um estilo documentário, o filme acompanha cinco amigos que saem em busca da “casa de terror” mais assustadora dos EUA.

Mas, o passeio começa a perder a diversão quando percebem que algumas pessoas fantasiadas parecem estar os seguindo. No entanto, decidem continuar a viagem, mas não imaginam que o medo pode ser bem real. O longa não está disponível no streaming.

Megan Is Missing (2011)

Apesar de ter sido lançado há mais de dez anos, Megan Is Missing ganhou novamente as telas em 2020. O filme foi parar no Tik Tok e levou milhares de pessoas a pensar que a história realmente aconteceu. Aliás, o longa é tão chocante que chegou a ser banido de países como Nova Zelândia.

A história basicamente acompanha duas garotas que acabam caindo nas mãos de um predador sexual na internet. O filme não está disponível no streaming.

A Bruxa de Blair (1999)

Com toda a certeza, A Bruxa de Blair marcou muitos que, de fato, acreditaram se tratar de uma história verdadeira. O filme marcou os anos 1990 por trazer o ar documental para filmes de terror. Na trama, três estudantes de cinema vão para a floresta para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair. Contudo, eles desaparecem misteriosamente, deixando apenas as fitas gravadas durante a aventura.

Então, você já havia escutado falar sobre filmes snuff? Curtiu conhecer um pouco mais sobre as produções de terror? Comenta aqui!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar