It: A Coisa é um filme baseado em fatos reais?

O filme It: A Coisa é baseado em fatos reais?

A cidade de Derry, onde se passa a história é ficticía, mas acontecimentos de uma cidade real inspiraram Stephen King a construir It.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Todos sabemos que a cidade de Derry, onde se passa a trama de It é fictícia, mas ela foi inspirada em uma cidadezinha real nos Estados Unidos, chamada Bangor, local de uma chocante tragédia. Dentre muitos outros aspectos da cidade, o escritor Stephen King optou por adaptar esse incidente no seu livro.

Em suma, no ano de 1984, Charlie Howard foi assassinado em Bangor. Howard era um homem gay de 23 anos, atacado por três adolescentes e jogado em um canal, onde ele acabou se afogando. A vizinhança ficou em choque, o que levou à construção de um monumento perto do local de sua morte e a criação da Charlie Howard Memorial Library, na cidade de Portland, no Maine.

Stephen King se inspirou nesse triste episódio de violência para criar a história de Adrian Mellon no filme It: A Coisa. No livro, o personagem é atacado por um grupo de adolescentes homofóbicos e deixado em um canal, onde, ao invés de se afogar, acaba encontrando Pennywise. Essa situação, leva o Clube dos Perdedores, já adultos, a lutarem contra a entidade mais uma vez, honrando o pacto que fizeram quando crianças. Ademais, foi uma grande homenagem de King para a vítima de crime de ódio.

Outras curiosidades sobre o filme It: A Coisa

Stephen King já contou que se inspirou no conto “Os Três Bodes Rudes”, uma clássica história norueguesa sobre três bodes que acabam superando a inteligência e derrotando um Troll que vive em uma ponte. Ele expandiu o cenário da ponte para englobar toda a cidade de Derry. Então, Troll se transformou na entidade demoníaca terrível, o It.

Em uma postagem em seu site oficial, King contou sobre a inspiração. “Decidi que a ponte seria a cidade, e que algo estaria no subsolo. Mas, o que está abaixo de uma cidade? Túneis, esgotos… Pensei que tudo isso poderia criar uma espécie de efeito ricochete na cidade, afetando a vida dos adultos e das crianças”, revelou o autor.

Onde assistir It: A Coisa

Por fim, o primeiro filme da história, It: uma obra-prima do medo, se encontra somente em aluguel na Apple TV+ por R$ 7,90. Contudo, o filme It: A Coisa está disponível na HBO Max e GloboPlay, e It: Capítulo Dois, está disponível no GloboPlay e Telecine.

Ingrid Souza

Ingrid Souza

Jornalista formada pela Ulbra Canoas (março/2022) sob o registro profissional 0020711/RS e pós-graduanda em Comunicação e Marketing (Lato-Sensu UniRitter), Ingrid também é produtora de conteúdo, social media e assessora de imprensa.

Fã da leitura e escrita, ela ama maratonar séries e filmes. Não vive sem um bom café, e gosta de mudar a cor do cabelo. Se considero uma pessoa nostálgica e adora plot twists bem desenvolvidos.