Qual a doença do ator Val Kilmer, o Iceman de Top Gun?

O ator faz parte do elenco de Top Gun Maverick e vem enfrentando dura batalha na vida real.

Após 36 anos, Tom Cruise e Val Kilmer retornam ao seus papéis do clássico filme Top Gun – Ases Indomáveis, de 1986. Top Gun – Maverick estreia nesta quinta-feira, 26, nos cinemas de todo o Brasil. O longa promete desbancar A Múmia, de 2017 e ter a maior bilheteria de estreia na carreira de Tom Cruise. Mas afinal, qual a doença do ator Val Kilmer?

Com uma fama de ser “difícil de trabalhar”, Val foi apelidado de “Psycho Kilmer” em Hollywood. E agora, após décadas, ele volta aos holofotes por causa da sequência de Top Gun. Entretanto, o popular Iceman está bem diferente. Isso porque ele enfrentou uma doença que mudou a sua vida e precisou dar uma grande pausa na sua carreira.

Qual a doença do ator Val Kilmer?

Em 2014, Val estava em turnê com uma peça de teatro, quando começou a ter dificuldade em engolir. E assim, aos poucos, o câncer de garganta foi se agravando. Porém, Kilmer rejeitou o seu diagnóstico como parte de sua devoção à Ciência Cristã. Os médicos tradicionais lhe diziam que era câncer de garganta, mas seu conselheiro espiritual alegou que ele precisava orar para que o medo desaparecesse.

A saúde de Kilmer estava debilitada e ele batalhou entre sua crença em Deus e os apelos desesperados de seu filho Jack e sua filha Mercedes para buscar remédios para salvar sua vida. Assim, ele cedeu à pressão de seus filhos e fez uma cirurgia no mesmo ano. Em seguida, ele iniciou a quimioterapia e radiação.

Com isso, ele perdeu a voz que é seu instrumento de trabalho. Mas nem por isso perdeu a vontade de viver: às vezes o ator faz aparições em convenções de fãs e continua atuando, mesmo que com o auxílio da tecnologia.

Mas foi somente em 2017 que Val Kilmer revelou ao público a sua luta contra o câncer, na época ele enfrentou tratamentos como quimioterapia, radioterapia e traqueostomia. “Estou curado de câncer e nunca houve nenhuma recorrência. Sou muito grato”, escreveu o ator em seu livro de memórias, “I’m Your Huckeberry”.

Sua carreira e vida pessoal, assim como a batalha contra o câncer, foram aprofundados no documentário Val (2021), que está disponível no Prime Video. No longa, mostra que Val passou por momentos difíceis na infância, incluindo a morte de seu irmão. Também polêmico, ele comenta no documentário que nunca quis estrelar Top Gun. “Eu não gostava da história. Realmente não me importava com o filme, e eu só o fiz porque tinha um contrato com o estúdio na época“, disse.

A aparição de Val Kilmer no filme

A pequena aparição em Top Gun – Maverick, de Val Kilmer, causou muita emoção no set, pois o ator perdeu a voz em seu tratamento contra um câncer de garganta. Com isso, a sua voz precisou ser recriada artificialmente por uma tecnologia inovadora que utilizou arquivos de áudio do próprio Kilmer.

Em entrevista ao New York Post, Mercedes Kilmer, filha do ator, disse que viu seu pai filmar sua participação na produção. “Eu estava no set, vi ao vivo e foi extraordinário. Significa muito para meu pai, pois ele está muito orgulhoso desse filme. É isso que ele gosta de fazer. Foi estranho e muito especial para o meu pai estar no set com todos os seus amigos que fizeram este filme quando tinham a minha idade”

Ela também comenta sobre a inteligência artificial que recriou a voz do pai. “Eles conseguiram dublá-lo com sua própria voz, o que é incrível”, disse Mercedes. “É um feito tão técnico, ser capaz de projetar sua voz dessa maneira, que é uma extensão do feito técnico do filme”.

Tom Cruise exigiu atuação do ator

A rivalidade entre o astro Tom Cruise e Kilmer, não era apenas nas telas, os dois viviam em constante conflito no set. Quando as filmagens terminavam, as duas estrelas formavam campos separados. Na época, Top Gun arrecadou mais de US$ 350 milhões, se tornando um marco cultural global. Mas parece que esse desentendimento ficou para trás, pois Cruise insistiu que Kilmer participasse do novo filme.

O produtor Jerry Bruckheimer em entrevista para o The Hollywood Reporter, disse que Val quando estava em recuperação do câncer, ficou sabendo da produção de Top Gun – Maverick. Entretanto, ele acabou sendo convidado para a sequência mais tarde, com Tom Cruise colocando entre as condições para fazer o filme a presença do ator.

“Tom disse: ‘Eu não vou fazer este filme sem Val’. Então ele teve algumas ideias sobre como ele queria e o que ele queria fazer com isso, e nós adoramos. Quando filmamos, foi um dia muito emocionante, ter Val lá e vê-lo trabalhar com Tom depois de 35 anos. Esses dois atores brilhantes estavam fazendo isso, e foi realmente uma experiência única na vida ter esses dois cavalheiros na frente das câmeras novamente.”, disse.

Já Tom Cruise, falou sobre a presença do ator. “No primeiro, eu realmente lutei muito para que ele fizesse o filme”. Ele também comentou sobre uma cena poderosa no novo filme, “O tipo de talento que Val tem, e você vê essa cena, é muito especial, é muito especial”, falou o ator.

Sinopse e Trailer

Depois de mais de 30 anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete “Maverick” Mitchell está de volta, rompendo os limites como um piloto de testes corajoso. No mundo contemporâneo das guerras tecnológicas, Maverick enfrenta drones e prova que o fator humano ainda é essencial.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar