Disney lança A Ursa Polar no Dia da Terra

Produção original da Disneynature é narrada pela atriz Catherine Keener.

Em alusão ao Dia da Terra a Disney lança nessa sexta-feira (22), A Ursa Polar. Filme original da Disneynature chega ao Disney+ com exclusividade. Narrada pela atriz Catherine Keener, a produção acompanha a vida de uma mãe ursa e seus dois filhotes sobrevivendo às adversidades do Ártico. Ao mesmo tempo mostra como as situações vividas na juventude prepararam essa mãe para enfrentar a maternidade em um mundo cada vez mais difícil para os ursos polares. Abaixo disponibilizamos o novo trailer.

Sinopse de A Ursa Polar

Com narração da atriz indicada duas vezes ao Oscar Catherine Keener, A URSA POLAR é um documentário que conta a história de uma nova mãe cujas memórias de sua própria juventude a preparam para navegar pela maternidade no mundo atual. Aliás, mundo esse cada vez mais difícil para os ursos polares.

Trailer de A Ursa Polar – Disney Plus

LEIA TAMBÉM

10 curiosidades sobre os ursos polares

Para entrar no clima da história que tal aprender um pouco sobre esse fascinante animal e ainda famoso, já que desde 1993 é um dos garotos-propaganda da Coca-Cola. Confira abaixo 10 curiosidades que selecionamos sobre a espécie.

1. Ursos polares são gigantes

Sim, e como, já que em média chegam a medir 2,4 metros, podendo pesar até 726 quilos. Aliás, entre as espécies de ursos, o polar é a maior. Além de ser quase dez vezes mais pesado que o urso-malaio, o menor de todos. Mesmo com esse peso, ainda assim consegue alcançar uma velocidade de até 65 km por hora. Ou seja duas vezes mais rápido que o ser humano mais veloz do mundo.

2. Na verdade os ursos polares são pretos

A pele do urso polar é translúcida, e só parece branca porque reflete a luz visível. Debaixo de toda essa pele grossa, sua pele é preta a jato.

3. Um urso para cada canto do mundo

O urso polar está presente em três continentes do hemisfério norte. Por sua capacidade de sobreviver em locais com temperaturas abaixo de zero, pode ser encontrado na Europa, na Ásia e na América do Norte.

4. Eles podem nadar por dias afinco

Além de atingir velocidades de até 10 km/h na água, os ursos polares podem nadar por longas distâncias, e de forma constante. São horas de nado para ir de um pedaço de gelo para outro. Suas patas grandes são especialmente adaptadas para a natação. Eles a usam para remar na água, enquanto usam suas patas traseiras e planas como um leme.

5. Amantes de carne

Dentre às oito espécies de ursos existentes ao redor do mundo, o polar é a que mais se alimenta de carne. Enquanto a maioria come frutas, sementes, mel e bambu, o polar sobrevive se alimentando de outros animais, como peixes e focas marinhas.

6. Menos de 2% das caçadas de ursos polares são bem sucedidas

Embora cerca de metade da vida de um urso polar seja gasta caçando comida, suas caçadas raramente são bem sucedidas. Apesar de ter como principais presas as focas, os ursos polares também reúnem carcaças, e ainda podem se alimentar com pequenos mamíferos, aves, ovos e vegetação.

7. Eles podem sentir o cheiro da presa há 1 km de distância

Os ursos polares têm um forte olfato, que eles usam para encontrar buracos de respiração das focas no gelo (as focas são suas principais presas). Uma vez que tenha encontrado o buraco, o urso esperará pacientemente até que a presa apareça para atacar. Além disso, eles podem detectar uma foca na água há um metro de neve compactada.

8. Dão à luz embaixo da terra

Com o intuito de proteger as crias que do rigoroso inverno do Ártico, as fêmeas cavam tocas profundas embaixo da terra para dar à luz de uma forma mais segura. Então, essa ação impede que os filhotes nasçam em temperaturas abaixo de zero, o que pode ser um risco. Apesar de não ser uma regra, as ursas polares, geralmente, dão à luz a dois filhotes por gravidez, podendo parir até cinco de uma vez.

9. Dependem do Homem para sobreviver

Os ursos polares dependem totalmente do gelo marinho para sobreviver. Contudo, o aquecimento global e a poluição aceleram o processo de descongelamento das geleiras. Ou seja, a ação humana está contribuindo para a extinção dessa espécie, assim como de muitas outras.

10. Há mais ameaças além das mudanças climáticas

Embora as mudanças climáticas continuem sendo a maior ameaça à sobrevivência dos ursos polares, não é só está ameaça que a espécie enfrenta. Infelizmente, a indústria de petróleo e gás está voltando seus olhos para o Ártico. Com isso, os riscos potenciais de destruição de habitat por causa da exploração de petróleo aumentam consideravelmente.

Além disso, o contato com derramamentos de óleo pode reduzir o efeito isolante da pele de um urso, exigindo que eles usem mais energia para se aquecer, e podem envenená-los se ingeridos. Por fim, os ursos polares também podem ser expostos a produtos químicos tóxicos, como pesticidas através de suas presas, o que pode afetar o funcionamento biológico de um urso e a capacidade de se reproduzir.

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar