Dica do Redator | Uma Lição de Amor

Antes de iniciar o conteúdo deste post, me apresso em esclarecer que a “dica do redator” é um projeto piloto, cuja adoção ainda se encontra em debate. De minha parte, fica apenas a torcida para que ele caia nas graças do público e se torne um expediente semanal fixo do Minha Série Favorita. Em suma, o filme que recomendo hoje aos leitores é o lindo e tocante Uma Lição de Amor, com Sean Penn e Michelle Pfeiffer. Ademais, o título cuja estreia se deu em 2001, portanto há mais de 20 anos, é atração do catálogo da HBO Max.

LEIA TAMBÉM

Enredo de Uma Lição de Amor

Esse filme conta a saga do querido, ingênuo e muito afetuoso Sam Dawson (Sean Penn). Sam é um homem adulto doce, puro, dedicado, cumpridor do dever, amigo, leal, um ser humano de irreparável conduta, dono de um caráter ímpar. Só que ele tem um pequeno probleminha: sua capacidade intelectual se equipara a de uma criança de 7 anos.

Em suma, você provavelmente está neste momento concluindo, enquanto me lê: “por isso é tão puro, tem a mente de uma criança.” Exatamente! E foi precisamente por ser assim, um indivíduo de caráter nobre e impoluto, que Sam hospedou uma sem teto na sua casa. O filme não chega a explicar quem é essa mulher. Nenhum histórico dela nos é entregue, mas o fato é que ela engravida de Sam durante a estada em seu apartamento.

Nascimento de Lucy

Ademais, gosto de acreditar que a atração que a mulher sentiu por Sam e que gerou a gravidez encontra explicação justamente na inocência dele. A mulher se atraiu por aquilo que faltava nela e que tinha em abundância em Sam: bondade, nobreza, ingenuidade, generosidade. Houve então a relação e, desta, nasceu a pequena Lucy (Dakota Fanning).

Porém, horas depois de dar a luz à criança, essa sem teto ludibriou Sam. Enquanto deixavam o hospital com o neném, ela o distraiu com uma coisa qualquer e embarcou num ônibus, sumindo para nunca mais voltar. Isso porque, calculo, teve medo de encarar a vida e a missão de criar um filho.

Contudo, se engana quem pensa que Sam em algum momento fraquejou ou esmoreceu. Mesmo sem nenhuma experiência anterior, ele levou Lucy para casa e a criou com todo o amor do mundo. Foram sete lindos anos trocando fraldas e lendo histórias para Lucy antes de dormir. Isso sem falar no tempo em que ambos passavam juntos na cafeteira, o trabalho de Sam. Para onde ele ia, levava Lucy a tiracolo.

Ajuda de amigos importou muito na trama de Uma Lição de Amor

Ademais, cabe ressaltar que ele contou com a ajuda de três amigos igualmente excepcionais, além duma vizinha professora, sobretudo nos primeiros anos. Porém, os problemas começaram quando Lucy entrou para a escola. Ela decidiu estagnar a evolução da aprendizagem e do intelecto para não se distanciar do pai.

O conselho tutelar entrou com uma ação e tirou a guarda da menina do pai. Mesmo com todas as suas limitações, Sam procurou uma advogada para reverter a situação e ter a filha de volta.

O filme é verdadeiramente comovente e doce, do tipo que merece ser assistido e reassistido de tempos em tempos. Humildemente espero todos gostem e tenham uma excelente Uma Lição de Amor.

Sinopse oficial

“Sam Dawson é um pai com deficiência intelectual que toma conta de sua filha Lucy com a ajuda de um grupo de amigos. Quando a menina faz sete anos e começa a ultrapassar seu pai intelectualmente, a situação chama a atenção de uma assistente social que quer que Lucy seja colocada em um orfanato.”

Trailer de Uma Lição de Amor

Enfim, o que achou da matéria?

Por fim, caso você tenha gostado do nosso conteúdo, te convidamos a nos seguir no Google News para receber em primeira mão as nossas notícias. Além disso, você pode nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar