Ator surdo Troy Kotsur ganha o Oscar 2022 de Melhor Ator Coadjuvante

Ator surdo Troy Kotsur ganha o Oscar 2022 de Melhor Ator Coadjuvante

Pela primeira vez na história, um ator surdo ganha o Oscar. Com a indicação de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme CODA – No Rítmo do Coração, o ator Troy Kotsur conseguiu quebrar um grande obstáculo, e entrou para a história do cinema. Isso porque é a primeira vez que um ator surdo ganha o maior prêmio do cinema. E não é para menos, afinal, Troy Kotsur concorreu ao lado de grandes nomes, como Ciarán Hinds (Belfast), Jesse Plemons (Ataque dos Cães), J.K. Simmons (Apresentando os Ricardos) e Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães).

Ator surdo ganha o Oscar 2022 como Melhor Ator Coadjuvante

Troy Kotsur, aos 53 anos, atua como Frank Rossi, um homem surdo e pescador de profissão, que conta com sua filha ouvinte, Ruby, para interpretar para ele em seu negócio. Quando Ruby decide que quer seguir música na faculdade, Frank e o resto de sua família enfrentam o dilema de perder sua conexão com o mundo auditivo.

Troy Kotsur é o primeiro ator surdo a ganhar um Oscar, como melhor ator coadjuvante. Em entrevista ao Deadline, ele disse estar “extremamente emocionado” com sua indicação, bem como os acenos ao Oscar que o filme ganhou, como Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

Enredo de No Ritmo do Coração

O enredo da obra se passa com Ruby, interpretada por Emília Jones. Trata-se de uma garota de 17 anos que nasceu nos Estados Unidos em uma família de deficientes auditivos, sendo a única que não nasce com o problema. Por isso, ela desenvolve um papel fundamental como intérprete de sua família no cotidiano que, por sua vez, gerem um negócio de pesca em Gloucester.

Sendo assim, ela é vista como estranha perante aos colegas de escola. Isso até entrar em um coral, onde termina se relacionando com um dos seus colegas e fazendo amizades. Ao passar do tempo, descobre sua vocação e paixão que é cantar. Apoiada por seu professor de música, Bernardo Villa Lobos, interpretado por Eugenio Derbez ao entrar numa audição na Universidade de música Berklee, em Boston.

Dessa vez, obtendo problemas financeiros no negócio de pesca, Ruby treina para ser aceita na faculdade de Berklee e seguir sua carreira,  precisando escolher entre seguir com seu sonho no campo musical ou permanecer e ajudar os pais.

 

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites. Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

Apaixonada por séries e filmes de ficção científica, suspense psicológico, dramas e comédias.
As séries favoritas são Sense8, Black Mirror, Orphan Black e The 100. E para além das ficções, gosto também de Orange Is The New Black, How I Met You Mother, Grey's Anatomy, Breaking Bad, Anne with an E, entre outras.
Já no que se trata de filmes, os melhores em sua opinião são Interestellar, Efeito Borboleta, Matrix, A Ilha do Medo, Projeto Almanaque, Onde Está Segunda, Eu Sou a Lenda, etc.