Clemência é baseado em fatos reais?

Clemência, de 2019, chegou há poucos dias no catálogo da Netflix. Veja o que há por trás da história do filme.

O filme Clemência estreou em 2019, mas chegou ao catálogo da Netflix há poucos dias. Com direção de Chinonye Chukwu, o longa-metragem constrói um drama a partir da guarda Bernadine Williams (Alfre Woodard), responsável por conduzir condenados ao longo do corredor da morte.

Clemência surgiu como o segundo trabalho da diretora Chukwu, que este ano entregou Till. No filme, ela conduz uma história com conflitos sociais e emocionais. Assim, o público questiona qual a origem da história. Clemência foi baseado em fatos reais? Confira o que há por trás da trama.

Trailer oficial

Trama de Clemência

No papel principal, Alfre Woodard dá vida a Bernadine Williams, uma mulher cujos aspectos morais precisam lidar com o próprio trabalho. Em suma, ela prepara a condução de pessoas destinadas a execução pela pena de morte.

Do outro lado, Clemência também apresenta Anthony Woods (Aldis Hodge), um homem que está há mais de 15 anos no corredor da morte. Ele ainda se considera inocente, mas perdeu as esperanças depois de tanto tempo. O destino de ambos, portanto, cruza o caminho e ultrapassa as barreiras impostas pelo trabalho de Bernadine. Os dois criam laços afetivos, criando conflitos para a mulher, inclusive, dentro de casa.

Qual a história por trás de Clemência?

A trama de Clemência aumenta o drama à medida em que o tempo avança. Assim, o filme conduz uma narrativa própria e intensa com construções sociais e pessoais. Em meio a tudo isso, uma relação que nasce através da morte. Como de costume nos trabalhos de Chinonye Chukwu, Clemência é, sim, baseado em fatos reais.

A diretora inspirou-se na história de Troy Davis, uma homem da Geórgia morto em 2011 por causa da pena de morte. Em entrevista à Variety, ela comentou que conversou com diferentes fontes para construir Clemência. Contudo, a história de Davis, em particular, chamou a sua atenção.

“Desde a manhã seguinte à execução de Troy Davis, eu me perguntei se tantos de nós estávamos navegando por essas emoções complexas em torno de sua execução – frustração, raiva, tristeza – como deve ser para as pessoas cujos meios de subsistência estão ligados a tirar vidas humanas?”, questionou.

Por fim, Clemência está no catálogo da Netflix.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar