Till – A Busca por Justiça é baseado em fatos reais?

Qual a base por trás de Till, filme sobre a morte de um jovem negro vítima de racismo nos Estados Unidos? Entenda.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O filme Till – A Busca por Justiça (2022) narra a história do assassinato Emmett Till, em 1955, nos Estados Unidos. Com direção de Chinonye Chukwu, o longa-metragem chegou no último dia 7 de outubro aos cinemas norte-americanos. Contudo, ainda não previsão de estreia aqui no Brasil. Apesar disso, a trama do filme estrelado por Jalyn Hall e Danielle Deadwyler chamou atenção pelo drama e pela busca por justiça.

Trailer oficial

Trama de Till

Em suma, a trama acompanha Mamie Till Mobley enquanto realiza uma incessante busca por justiça. O filme mostra o assassinato de Emmett Till, em 1995, enquanto visitava os primos no Mississipi. O garoto foi sequestrado, torturado e linchado após ser acusado de flertar com uma mulher branca no supermercado.

Quando os responsáveis são soltos, a mãe do garoto começa uma jornada para mudar o mundo através da justiça e do amor pelo próprio filho. De acordo com Chukwu, em entrevista à Reuteurs, o filme não conta uma história sobre agressão contra um jovem preto. Para a diretora, a trama desenvolve uma relação de amor entre mãe e filho.

“Esta não é uma história sobre a violência física que foi infligida a Emmett, esta é a história sobre a mulher que é responsável pelo mundo saber quem foi Emmett Till. É também uma história de amor entre mãe e seu filho e a alegria e a humanidade que também existiam dentro deles e entre eles também”, disse.

A história por trás de Till

Por mais brutal que pareça, o filme Till se baseia em fatos reais. A história por trás do longa-metragem aconteceu durante a década de 1950 nos Estados Unidos. O jovem Emmett Till foi assassinado de forma brutal, mas os assassinos foram absolvidos.

Assim, a mãe do garoto começou uma luta por justiça para tornar o movimento marcante para os direitos civis nos Estados Unidos. Para que evidenciasse as consequências da violência extrema, Mamie permitiu que o caixão do jovem Till ficasse aberto durante o velório.

Por fim, o filme Till – A Busca por Justiça está em exibição em festivais ao redor do mundo. Ainda não há uma data para a estreia do longa aqui no Brasil.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar