Estratégia de cancelamento de séries pode derrubar Netflix do topo

A mensalidade da Netflix não está barata. O que começou como uma proposta ótima, de ser mais barato que uma assinatura de TV a cabo e oferecer muito mais, hoje em dia não está mais assim. Primeiramente, porque o valor pode chegar à R$55,90, no plano mais caro. Em segundo lugar, porque há uma falta de respeito e de compromisso com o assinante toda vez que ocorrem os cancelamentos de séries da Netflix.

Os cancelamentos de séries na Netflix vem deixando o público confuso com a compatibilidade das exibições. Isso porque, em muitos casos, as séries não ultrapassam a primeira ou a segunda temporada. Então, isso acaba colocando um ponto de interrogação no modelo de seleção do streaming.

Os assinantes querem saber porque a plataforma retira programações em tempo característico de duração, comparado ao que se espera em sequência. Se você também se pergunta porque isso acontece, continue a leitura deste conteúdo!

LEIA TAMBÉM

Então, como funciona o sistema da Netflix?

Por assim saber, a proposta da Netflix não é a tradicional via das emissoras televisivas, que se baseiam em um conteúdo guia para avaliar o interesse do público.

O formato de programação da Netflix tem em contrato a produção integral, a definir uma linha de apresentação. Segundo a chefe de programação global da plataforma, Bela Bajaria, essa estratégia possibilita que a criatividade dos produtores tenha destaque desde seus remanescentes.

Como acontece na avaliação da performance de séries, existe todo o recurso matemático. No entanto, alguns critérios de audiência fazem parte da avaliação que a Netflix precisa decidir se renova ou não. Caso seja negativo, acontece os tão odiados cancelamentos de séries.

São traçados perfis, de acordo com a participação dos assistentes no catálogo de lançamento. Enfim, quando a aderência de uma série é baixa, isso se torna um fator determinante.

Outras considerações

O que pode ainda explicar como outra forma essa receita, é o aumento dos contratos. Afinal, após o fim de cada temporada a renovação permanece em aberto, pelo mesmo motivo que tem a Netflix de manter suas negociações flexíveis enquanto ofertas de novos roteiros são sugeridas, comenta Tom Harrington, especialista em análise de dados.

Vale ressaltar que nem mesmo os showrunners ficam de fora do painel de controle da empresa, como aconteceu em O Clube das Babás, cancelado na segunda temporada.

Rachel Shukert apresentador e elaborador do programa, fala:

Esse tipo de proposta compromete o desenvolvimento de produções direcionadas a um público alvo, tornando incerto o retorno consecutivo até que entrem em acordo provisório, na sequência para decidir um futuro novamente sem garantia. Entretanto essa procedência e demais se inserem nas normas contratuais envolvendo tais medidas tomadas pela plataforma.

Considerando isso, é importante que a Netflix considere mudar suas estratégias para não acabar perdendo audiência. Afinal, muitos assinantes estão extremamente irritados com os cancelamentos de séries.

Enfim, o que acha do cancelamento de séries da Netflix?

Por fim, caso você tenha gostado do nosso conteúdo, te convidamos a nos seguir no Google News para receber em primeira mão as nossas notícias. Além disso, você pode nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar