Oscar 2023 Brendan Fraser

Oscar 2023: Por que Brendan Fraser mereceu (e muito!)?

Ator venceu a categoria de Melhor Ator pelo filme A Baleia

O ator Brendan Fraser superou o próprio passado e venceu a categoria de Melhor Ator durante a cerimônia da 95ª edição do Oscar, em 2023. Na noite do último domingo (12), o artista superou Austin Butler, Colin Farrell, Bill Nighy e Paul Mescal para levar a premiação mais cobiçada da indústria do cinema.

Pelo filme a Baleia, Brendan Fraser interpretou Charlie, um homem que engorda mais de 100 quilos em função do luto pela morte do namorado. Na trama, ele demonstra a ansiedade e a dor da perda através da compulsão alimentar.

Por outro lado, o ator ficou conhecido ainda durante o final dos anos 90 e o início dos anos 2000. Na época, Brendan Fraser protagonizou “A Múmia” e outros filmes de sucesso de ação e aventura. Contudo, passou por momentos difíceis e precisou lidar com problemas de saúde decorrentes aos abusos sexuais que sofreu no início de carreira.

+ Quer ganhar um teste grátis de 1 mês no UOL PLAY? Clique Aqui e aproveite!

Brendan Fraser mereceu ganhar o Oscar 2023

A vida do ator voltou a mudar em 2023, mas desta vez de maneira positiva. Tanto que no discurso de agradecimentos ao vencer o Oscar de 2023 na categoria Melhor Ator, Brendan Fraser não conseguiu conter as lágrimas. Em um impulso, agradeceu pela chance de voltar a Hollywood e disse que a carreira nem sempre foi fácil.

“Obrigado à Academia e à A24 por fazer um filme tão ousado. Eu agradeço ao nosso diretor Darren Aronofsky por jogar uma isca e me içar de volta para Hollywood. Eu queria dizer que só baleias podem nadar tão fundo quanto Hong Chau. Eu comecei na indústria há 30 anos e nem sempre foi fácil, mas eu só reconheci quando acabou. Quero agradecer por esse reconhecimento e ao elenco que trabalhou comigo.”

Brendan Fraser mereceu levar a categoria de Melhor Ator para casa em função do desafio para interpretar o personagem Charlie. Em suma, ele precisou passar por uma transformação corporal para dar vida a um personagem com mais de 250 quilos. Claro, Fraser contou com a ajuda de maquiagem para o papel.

Mesmo assim, os desafios foram enormes. Contudo, a história de superação de Brendan Fraser também precisa ser levado em consideração. Depois de ser um astro no início do século, o ator caiu no ostracismo após ser vítima de abuso sexual. Portanto, retornou depois de anos para entregar um filme digno de Oscar.

Carreira difícil e os abusos que sofreu

Em 2018, Brendan Fraser revelou uma série de acusações sobre abuso sexual contra um dos organizadores do prêmio Globo de Ouro. De acordo com o ator, Berker, também ex-presidente da Associação de Imprensa Estrangeira, apalpou-o durante um almoço em Beverly Hills, em 2003. Contudo, o jornalista de 89 anos negou a história.

Também durante entrevista à GQ na época, Fraser revelou que, ao ser cumprimentado por Berker, percebeu a mão do jornalista tocando suas partes íntimas. Em 2003, o ator sentiu-se intimidado com a situação e não fez nenhuma denúncia.

Eu me senti mal. Me senti como uma criança, com algo preso na minha garganta. Eu pensei que fosse chorar. Eu senti como se alguém tivesse jogado tinta invisível em mim”, descreveu Brendan Fraser.

Desde então, Brendan Fraser passou por alguns problemas e interrompeu a carreira como ator. Ainda em 2022, retornou para os cinemas e, agora, foi agraciado com a vitória na categoria de Melhor Ator no Oscar 2023.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.