Atriz Klara Castanho sofreu violência médica por médico e enfermeira

A atriz Klara Castanho, vítima de estupro, também sofreu violência médica.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Recentemente veio a tona o caso de estupro de Klara Castanho, atriz de novelas da Globo. Após ter a sua história íntima vazada pelo colunista Leo Dias, a atriz fez uma postagem no Instagram esclarecendo todo o caso. E nisso, acabou contando sobre a violência médica que foi vítima quando estava grávida, por consequência de um estupro.

Carta aberta

Klara Castanho sofreu violência médica

Após saber que o estupro sofrido tinha ocasionado uma gravidez, afinal, a atriz descobriu tardiamente, pois ela tomou a pílula do dia seguinte e seu ciclo menstrual seguiu normal, ela decidiu que daria a criança para adoção.

Enfim, ela seguiu os trâmites jurídicos para entregar o bebê para a adoção após o nascimento. Contudo, Klara Castanho sofreu violência médica de cunho psicológico, por profissionais da saúde. Primeiramente, o médico a obrigou a escutar o coração do bebê, mesmo contra sua vontade.

Violência médica sofrida pela atriz é crime

Por fim, o segundo momento foi quando uma enfermeira ameaçou vazar a história para colunistas. Lembrando que, de acordo com o artigo 22 do Código de Ética Médica estabelece a obrigatoriedade do consentimento da paciente no procedimento a ser realizado.

Além disso, de acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (art. 82), o profissional deve manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de atividade profissional.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar