Indicado ao Oscar, o filme A Baleia é baseado em fatos reais?

A Baleia é baseado em fatos reais? Filme de Darren Aronofsky, traz a impressionante atuação de Brendan Fraser e está concorrendo ao Oscar.

A Baleia é baseado em fatos reais? O filme aclamado pela crítica é indicado ao Oscar nas categorias: Melhor ator para Brendan Fraser; e Melhor atriz coadjuvante para Hong Chau. Além disso, há as indicações de melhor maquiagem e penteados. O filme vem recebendo muitos elogios, especialmente pela performance principal de Brendan Fraser. 

Em suma, a trama de A Baleia mostra um professor de inglês introvertido chamado Charlie (Fraser). Ele vivia com obesidade severa e estava tentando se reconectar com sua filha adolescente Ellie (Sadie Sink). Anos depois que ele deixou sua família para viver com seu amante. Essa culpa que Charlie sentiu por sua decisão desencadeou sua compulsão alimentar e ganho de peso.

A baleia provocou controvérsia apesar do retorno de Fraser, especificamente em torno de críticas à gordofobia desumanizante. No entanto, a onda de positividade em torno de Charlie de Fraser tomou o centro do palco mesmo com essas preocupações, com Fraser recebendo uma ovação de pé de cinco minutos após a exibição de The Whale pelo TIFF.

A ovação levou Fraser às lágrimas, e ele disse que esperava que o filme “mudasse alguns corações e mentes”, enquanto encorajava os espectadores a se tornarem mais compassivos. Também levantou questões sobre a narrativa. Mas, a Baleia é baseado em fatos reais?

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

Sinopse

“Um professor de inglês recluso que vive com obesidade severa tenta se reconectar com sua distante filha adolescente para uma última chance de redenção.”

Trailer

A Baleia é baseado em fatos reais?

A Baleia não é uma história real, mas se inspira em uma peça de 2012 de Samuel D. Hunter, que também escreveu o filme. Dale Calandra interpretou o Charlie original em uma transformação semelhante à de Fraser para o filme. Durante a exibição original da peça no Victory Gardens Biograph Theater, em Chicago. O enredo do filme seguiu de perto o da peça, embora houvesse algumas vantagens de formato cinematográfico como cenas de encenação em uma praia.

Aronofsky queria adaptar A Baleia na tela depois de ver a peça durante sua exibição original e conhecer seu escritor. O que levou a adaptação para os cinemas por tanto tempo foi sua luta para encontrar alguém que pudesse personificar a humanidade de Charlie. Ele então viu o trailer do thriller brasileiro 12 Horas até o Amanhecer, estrelado por Fraser, e sabia que havia encontrado seu protagonista perfeito.

As inspirações por trás da A baleia

A Baleia deu o pontapé inicial no retorno de Fraser devido ao seu desempenho empático como um homem obeso complicado e vulnerável. No entanto, não é uma peça de teatro ou filme sobre obesidade, mas sim uma conexão humana. Isso, e a dor, a autoaversão, a solidão e a culpa promovidas sem conexão humana, foi a inspiração de Hunter para a peça.

O trabalho de Hunter ensinando escrita expositiva ajudou na história de Charlie, quando ele se viu tentando se conectar com adolescentes relutantes forçados a fazer o curso que ele ensinou. “Foi apenas essa luta para se conectar com essas crianças que realmente deu à luz a peça“, disse Hunter ao Speakeasy Stage em 2014. A peça fez refletir como todos podem ser mais compassivos, o que se traduziu lindamente em A Baleia de Aronofsky e, especialmente, na performance de Fraser.

Por fim, A Baleia estreia em 23 de fevereiro nos cinemas de todo o Brasil.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar