O thriler da Netflix A Gestora é baseado em fatos reais?

O novo thriler de sucesso da Netflix que passou este final de semana no TOP 10 da plataforma, A Gestora é baseado em fatos reais?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Afinal, o thriler da Netflix A Gestora se baseia em fatos reais? O filme espanhol dirigido pelo estreante Fran Torres passou todo este final de semana no TOP 10, que mostra os filmes e séries que estão sendo mais assistidos. O longa que se chama originalmente Under Her Control ou La jefa e tem como protagonistas Aitana Sánchez Gijón , de Mães Paralelas e Cumelén Sanz.

A trama gira em torno de duas mulheres – a milionária e dona de uma grife Beatriz (Aitana Sánchez-Gijón) e a ambiciosa imigrante argentina Sofía (Cumelen Sanz). Depois de ser contratada como estagiária na empresa de Beatriz, Sofía prova seu valor e se torna uma funcionária permanente. No entanto, ela logo descobre que está grávida. E isso significa um grande problema para Sofía.

Ela não quer perder o emprego por causa da gravidez, nem tem vontade de fazer um aborto. Ao saber disso, Beatriz faz um pedido inusitado a Sofía: quando seu filho nascer, Beatriz assumirá todas as responsabilidades. Depois de alguma consideração, Sofía concorda. Ela não conta a Nacho, seu namorado e pai do bebê, sobre nada disso.

As duas mulheres posteriormente assinam um contrato, e Sofía diz a Nacho que ela tem que ir para Londres por 6 meses. Na realidade, Beatriz a transfere para sua casa de campo. No entanto, quanto mais tempo Sofía passa naquela casa, mais ela percebe que é uma prisioneira.

Isso acaba resultando em um confronto sangrento entre ela e a mulher mais velha. Como filme, A Gestora explora temas como imigração, exploração de imigrantes e barriga de aluguel. Se isso fez você se perguntar se A Gestora se inspira em eventos reais, nós vamos te contar a seguir.

A Gestora é uma história verdadeira?

Não. A Gestora não é baseado em uma história verdadeira, embora como qualquer outro grande filme, elementos de verdade estejam embutidos na narrativa do filme. A Gestora foi desenvolvido a partir de um roteiro de Laura Sarmiento, conhecida por seus trabalhos em projetos como ’14 de abril. ‘La República’ e ‘Diablero’.

“A primeira coisa que me conquistou no roteiro foi a riqueza e a precisão do retrato dessas duas protagonistas, Beatriz e Sofía, e como a relação delas encapsula muitas das tensões que vemos na sociedade atual, como classismo, ultraliberalismo, feminismo e mães de aluguel… Eles aparecem no filme desde o início”, disse Torres à Cineuropa.

“Ele consegue capturar todas essas tensões e tensões presentes no discurso público sem cair em clichês. Além disso, ambos os protagonistas são imprevisíveis – eles não se encaixam em nenhum dos modelos predeterminados que a ficção costuma usar para retratar personagens femininas.”

Sánchez-Gijón ecoou o sentimento de seu diretor em entrevista à eCartelera. “Não cabia a nós julgar nossos personagens, mas sim entender suas motivações e como eles os fazem tomar as decisões que acabam escolhendo”, disse ela. “Inicialmente, ambos estão convencidos de que fizeram um acordo que os beneficiará.”

A estrela de ‘Mães Paralelas’ também refletiu sobre a importância de personagens femininas como Sofía e Beatriz. “Uma mudança está ocorrendo na indústria, começou há alguns anos, mas ainda precisa melhorar”, explicou ela.

“Estamos indo na direção certa, é natural e vem até nós de outros mercados internacionais. Metade da população tem que ser representada a partir de suas diferentes realidades e complexidades e isso significa ter personagens principais de diferentes idades. Na Espanha, estão sendo produzidas mais histórias de mulheres que fogem dos parâmetros. Só espero que continue.”

Claramente, A Gestora não é baseado em uma história verdadeira, mas é perfeitamente compreensível se alguém pensa que é.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar