Mark Ruffalo e Anitta defendem título aos 16, para tirar Bolsonaro do poder

O ator fez o pedido através de uma publicação no Twitter.

Um ator hollywoodiano surpreendeu os fãs do Brasil nesta quinta-feira (24), ao fazer um tweet apelativo, pedindo para que os adolescentes brasileiros tirem o documento do título de eleitor. Além das celebridades nacionais, também Mark Ruffalo fez apelo comparando a situação política no Brasil com Bolsonaro e as últimas eleições americanas, com Donald Trump.

No Twitter, Mark compartilhou uma publicação de Anita, em que a cantora incentivava os jovens a partir dos 16 anos a fazerem seu título de eleitor. Entretanto, o retweet acrescentava a importância de usufruir do direito à democracia, principalmente para adolescentes.

Ruffalo escreveu: “Em 2020, os americanos só derrotaram Donald Trump porque um recorde de eleitores usaram seus diretos democráticos, especialmente os jovens. Para derrotar Bolsonaro, os brasileiros de 16 a 17 anos devem se registrar para votarem nas próximas eleições. Têm até 4 de maio para fazer isso”.

Em 2020, Joe Biden venceu Trump com 51,3% dos votos populares e 306 votos do chamado Colégio Eleitoral. A vitória do presidente democrata foi reflexo da maior participação de eleitores em porcentagem da história americana. Biden ocupou o cargo após receber o maior número de votos dados a um candidato à presidência: 81 milhões de votos.

Eleições 2022 no Brasil

Segundo as pesquisas recentes realizadas pela EXAME/IDEIA, o ex-presidente Lula é o oponente direto de Bolsonaro. No levantamento, ele aparece com 34,6% das intenções espontâneas de voto, enquanto Bolsonaro tem apenas 25% das pretensões. Porém, 16% dos entrevistados disseram que votariam nulo ou em branco, caso a eleição ocorresse imediatamente.

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou, em fevereiro, o menor número de adolescentes com título de eleitor da história do país. Foram contabilizados apenas 830 mil emissões, porém o número ainda é muito superior com relação ao volume em 2018. Na última eleição, a população de 16 e 17 anos aptas a votar foi de 1,4 milhão.

Por isso, Mark Ruffalo pede para que adolescentes de 16 e 17 anos façam o título de eleitor. Atualmente, no Brasil, apenas 13,6% do total de habilitados na faixa etária obtiveram o registro. No país, o primeiro e segundo turno das eleições acontecerão nos dias 2 e 30 de outubro, respectivamente. Contudo, o prazo para a regularização do título vai até o dia 4 de maio e o serviço pode ser feito pela internet.

Você também pode gostar:

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar