Pennywise: Explicando o que é a criatura!

O palhaço Pennywise está de volta aos cinemas no filme It: A Coisa – Parte 2. O longa foi um sucesso em sua estreia e arrecadou 185 milhões de dólares em bilheteria mundial. É muita coisa. Já temos uma crítica do filme aqui no site, clique aqui e confira. Mas se você já assistiu o filme, este post é para você. Porque… será que você entendeu o que realmente é o Pennywise? De onde veio essa criatura? Por que ele ataca crianças? Qual sua verdadeira forma? Se você ficou confuso com o desfecho dado à criatura, provavelmente este post te animou, não é? Então vamos responder a pergunta:

Mas, afinal, o que é o Pennywise?

It: Capítulo 2 - Pennywise

De onde ele veio?

No filme fica bem claro que Pennywise não é uma criatura terrestre. Segundo o que foi descoberto por Mike, a criatura veio parar no planeta Terra por meio de um asteroide. Além disso, as pessoas que primeiramente enfrentaram ele foram os nativo-americanos que, inclusive, utilizam o Ritual de Chüdd pela primeira vez. Contudo, se você já leu o livro ficou confuso, pois a história contada por King é totalmente diferente.

No livro, a criatura que viria a ser Pennywise chegou nas terras que futuramente seriam Derry antes mesmo dela ser habitada. A criatura hibernou por milhões de anos até ter seu primeiro contato com os humanos. O livro indica, inclusive, o ano oficial em que isto se deu: 1715. E, a partir daí, inciaram-se os ciclos de ataques a cada 27 anos.

Independente de considerar a origem do filme ou do livro, o fato é que, em ambos, temos que a criatura não é terrestre.

Qual sua verdadeira forma?

O filme também mostra muito bem isso. Na verdade, desde o primeiro filme isto é mostrado, mas não aprofundado. A forma de palhaço é a mais utilizada por Penny, até porque se encaixa nos períodos humanos atuais e tudo o mais. Contudo, ao que parece, sua verdadeira forma é aquela mostrada dentro da boca do palhaço: as luzes. Conhecido oficialmente como Luzes da Morte, o autointitulado Comedor de Mundos é um ser interdimensional que veio do Macroverso e é polimórfico. Apesar deste fato ser considerado o mais correto, não é possível saber com absoluta certeza.

Por que ele ataca crianças e se mantém na Terra?

Basicamente como é explicado, ele se alimenta do medo das pessoas. Isto quer dizer que ele precisa que as pessoas tenham medo dele para que ele possa alimentar-se. E é por isso que as crianças, por terem a imaginação muito fértil e serem facilmente manipuláveis, são seus alvos mais fortes. Além disso a única função da Coisa é mesmo comer e dormir. Então sua rotina se resume a hibernar por 27 anos, acordar para comer e voltar a dormir.

Conclusão

A origem oficial de Pennywise é bastante complexa e cheia de mistérios. Tanto o filme quanto o livro deixam muitas interpretações em aberto. Além disso, nos livros existe toda uma discussão cósmica envolvendo a Coisa e uma outra criatura poderosa chamada Gan, a Tartaruga. Não adentrei em detalhes aqui, pois, seria bastante complexo de explicar, então… A dica que eu dou é: assista o filme, reassista e dê uma chance ao livro, por maior que seja. Pois se você realmente gosta da história de It, saiba que o livro possui MUITO mais a acrescentar na mitologia deste universo.

Mas e aí? Você sabia o que era o Pennywise? Gostou de saber mais sobre ele? Então comenta aí! 😀

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar