O que faz um foquista?

Todo o filme, série ou produção audiovisual no geral precisa de foco, isso é o básico para que possamos ver alguma coisa não é mesmo? Porém, você sabia que existe um profissional que cuida apenas desta área? Ele se chama foquista.

O foquista, que dependendo do orçamento da produção pode ser também assistente de câmera ou operador de câmera, é aquele que deve ficar de olho na tela para descobrir se o zoom e o foco estão de acordo com o que deveria. A grande questão é que por mais que pareça apenas um detalhe, já que seria apenas ‘focar’, esta função é extremamente importante. Você sabia que são necessárias duas pessoas para operar a câmera? Um operador e um assistente, isso porque são tantos detalhes para prestar atenção para que a cena fique perfeita que seria complicado se fosse executado apenas por uma pessoa.

Leia também: O que faz um Diretor de Cinema?

Na hierarquia, o assistente de câmera segue instruções do operador de câmera que segue instruções do diretor de fotografia que segue instruções do diretor. Ufa. Interessante, não é mesmo? Comente!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar