O que faz um Diretor de Cinema?

Todo o ano uma das categorias mais aguardadas tanto do Oscar quanto do Globo de Ouro é a de melhor Diretor, afinal é este o profissional que faz a magia acontecer, é o olhar dele que vemos ao assistir uma produção audiovisual. Entretanto, vamos conhecer mais sobre esta profissão?

O diretor de cinema, também chamado de cineasta, é aquele que cria todo o conjunto da obra. É ele quem supervisiona e dirige as filmagens, coordenando os recursos humanos, técnicos, dramáticos e artísticos. Faz parte do seu trabalho orientar de forma artística a caracterização do filme, analisar e interpretar o roteiro escrito, direcionar a atuação dos profissionais tanto no ponto de vista técnico (posição, enquadramento) quanto no ponto de vista dramático (intensidade, emoção transparecida).

É o diretor também quem organiza os cenários, que coordena os aspectos técnicos de sonoplastia, iluminação, enquadramento e outros, em geral escolhe tanto a equipe técnica quanto o elenco, supervisiona todos os preparativos de uma produção, supervisiona a montagem, dublagem e confecção de trilhas musicais e sonoras, acompanha todo o processo desde a gravação até a finalização e também dirige o trailer.

Em 2019 concorreram ao Oscar de Melhor Diretor Pawel Pawlikowski de Cold War, Spike Lee de Infiltrados na Klan, Yorgos Lanthimos por A Favorita, Adam McKay por Vice e o vencedor Alfonso Cuarón pelo Original Netflix Roma. O resultado foi idêntico no Globo de Ouro 2019 onde concorreram Bradley Cooper por Nasce Uma Estrela, Peter Farrelly por Green Book, Spike Lee por Infiltrados na Klan e Adam McKay por Vice, como dito acima o vencedor também foi Alfonso Cuarón por Roma.

Interessante, não é mesmo? Comente!

Redação

Redação

Seja bem-vindo ao Minha Série Favorita! Aqui você encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre sua série, filme ou documentário predileto.