cenas titanic história real

10 cenas do filme Titanic que não existiram na história real

O filme Titanic de 1997, dirigido por James Cameron, é uma combinação de cenas baseadas na história real e outras cenas fictícias. Apesar de toda a sua grandiosidade cinematográfica, muitos aspectos do filme não correspondem aos eventos reais que ocorreram durante o naufrágio do Titanic. Aqui estão dez cenas do filme que, embora atraentes para a tela, não aconteceram na vida real.

O filme proporciona uma história dramática e emocionalmente carregada que nos mantém cativados da primeira à última cena. No entanto, é importante lembrar que muitas cenas do filme foram alteradas ou dramatizadas para efeito cinematográfico, e não aconteceram na história real do Titanic. O verdadeiro Titanic possui uma história igualmente trágica, porém um tanto diferente.

1. A cena da sala das caldeiras

Embora dramaticamente atraente, a cena em que Jack e Rose correm pela sala da caldeira é fictícia. Na realidade, os passageiros não teriam acesso a essa área do navio e, caso o tivessem, teriam sido cobertos de fuligem.

2. A música tocada pela banda durante o naufrágio

O filme retrata a banda tocando a versão “Bethany” de “Nearer, My God, to Thee” enquanto o navio afunda, no entanto, algumas testemunhas afirmaram que a banda fugiu e não tocou a música.

3. Jack e Rose não existiram na vida real

Todos que assistiram Titanic shiparam o casal Jack e Rose. A química deles era como poucos outros casais de cinema. Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater, no entanto, não são baseados em pessoas reais. Eles são frutos de uma história fictícia em um filme que é baseado em uma história real.

Você não encontrará Jack e Rose, como muitos outros personagens do filme em qualquer lista de passageiros do verdadeiro Titanic.

4. O encontro improvável de Jack e Rose

Dadas as diferenças de classe a bordo do Titanic, seria quase impossível que Jack e Rose se encontrassem. Os passageiros de primeira classe eram estritamente separados dos de terceira classe.

5. Maquiagem excessiva nas mulheres de classe alta

As mulheres de classe alta do Titanic, como a personagem de Rose, não usariam tanta maquiagem como retratado no filme. Era mais comum que as mulheres da época mantivessem a maquiagem no mínimo.

6. Lanternas na evacuação

Contrariamente ao filme, as lanternas não foram usadas durante a evacuação real do Titanic. Eles eram uma invenção recente e não eram usados pela maioria das pessoas da época.

7. A sobrevivência de Rose na água gelada

A cena onde Jack e Rose passam cerca de 30 minutos na água quase congelante é emocionalmente impactante, mas na realidade, eles teriam sucumbido ao frio muito mais rápido.

8. A aparência da água do oceano

O filme retrata a água que inundou o Titanic como clara e gelada. No entanto, na realidade, essa água seria turva e possivelmente repleta de plantas e vida marinha.

9. A possibilidade de um incêndio de carvão ter contribuído para o naufrágio

O filme apresenta o iceberg como o único culpado pelo naufrágio do Titanic. No entanto, há teorias de que um incêndio de carvão poderia ter danificado a estrutura do navio e contribuído para a catástrofe.

10. O naufrágio do Titanic foi menos dramático que o filme

O Titanic realmente se partiu em dois como retratado no filme, mas o naufrágio teria sido menos teatral e mais gradual. Simulações modernas sugerem que o navio afundou em um ângulo, ao invés de um mergulho dramático.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites. Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

Apaixonada por séries e filmes de ficção científica, suspense psicológico, dramas e comédias.
As séries favoritas são Sense8, Black Mirror, Orphan Black e The 100. E para além das ficções, gosto também de Orange Is The New Black, How I Met You Mother, Grey's Anatomy, Breaking Bad, Anne with an E, entre outras.
Já no que se trata de filmes, os melhores em sua opinião são Interestellar, Efeito Borboleta, Matrix, A Ilha do Medo, Projeto Almanaque, Onde Está Segunda, Eu Sou a Lenda, etc.