Vecna ainda merece um arco de redenção em Stranger Things?

Vilão não merece se redimir ao final da série; entenda

Vecna (Jamie Campbell Bower) não merece um arco de redenção ao final de Stranger Things. Durante a quarta temporada, a série da Netflix apresentou o principal vilão da produção até aqui. Como o grande arquiteto dos ataques de Hawkins até então, ele planejou a morte de quatro pessoas da forma mais brutal do mundo para concluir uma missão de dominação.

Assim, ele unificou a realidade com o Mundo Invertido e mergulhou o planeta em tempos sombrios de caos e convivência com as criaturas mortais que já foram apresentadas, como Demogorgon e Devorador de Mentes.

Ao que tudo indica, o final de Stranger Things reserva uma guerra brutal pela sobrevivência desesperada da espécie humana. Há, para o vilão, um possível arco de redenção?

Por que Vecna não merece uma redenção em Stranger Things?

O mundo da cultura pop está repleta de vilões. Stranger Things colaborou com uma das adições mais recentes. Na figura de Vecna, a série entregou tudo que os principais antagonistas apresentam ao longo da jornada: força e frieza. Algo que faz Vecna se espalhar mais em Voldemort, de Harry Potter, do que em Darth Vader, de Star Wars, por exemplo.

Darth Vader sempre foi um vilão implacável, mas dominado pelas próprias emoções. Por mais que liderasse um Império opressor, tinha dentro de si os resquícios que o tornaram um ser humano decente. Por outro lado, Voldemort sempre foi um fiel da própria ideologia. Uma ideologia que despreza pessoas diferentes, disposto a exterminar quem tentasse opor.

Algo do qual Vecna poderia se inspirar, uma vez que ele demonstrou toda a raiva pela espécie humana ao longo da quarta temporada de Stranger Things. Além disso, o vilão propõe uma guerra nos próximos episódios. Uma redenção, portanto, traria um grande anticlímax para o desfecho.

Vilão demonstrou frieza em todas as ações ao longo da série

Além da natureza fria e arrogante, Vecna também foi impetuoso ao longo de Stranger Things. Depois de tudo o que fez, impossível imaginar que os irmãos Duffer ainda encontrem uma forma de redimir todas as ações e as mortes que Vecna causou.

Sempre bom lembrar que, na primeira temporada de Stranger Things, Vecna assassinou Barb e tentou fazer o mesmo com uma criança de pouco mais de 10 anos. Tudo para enviar Demogorgon como uma espécie de batedor cuja função era abrir portais pela cidade de Hawkins.

Na segunda temporada, as consequências das ações de Vecna fizeram Will quase morrer mais uma vez, dominado por uma criatura desconhecida para os seres humanos. Além disso, Bob acabou morto por conta do ataque de demodogs.

O mesmo aconteceu durante a 3ª temporada, quando o Devorador de Mentes controlou e assassinou Billy para tentar conquistar uma legião de pessoas. Por fim, Vecna em pessoa causou a morte de mais moradores de Hawkins, além de deixar Max em estado quase terminal no hospital.

Os feitos do vilão não permitem que Stranger Things pense em dar um arco de redenção a ele. A Netflix ainda não divulgou a data de estreia da quinta e última temporada, que deve chegar ao catálogo da plataforma apenas em 2024.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar