um lugar bem longe daqui

Um Lugar Bem Longe Daqui é baseado em fatos reais?

A adaptação do livro de Délia Owens, Um Lugar Bem Longe Daqui, narra a história de uma garota acusada de assassinato. O que há de real? Veja!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Uma jovem criada nos pântanos da Carolina do Norte passa de “isolada” a “perseguida” no filme Um Lugar Bem Longe Daqui. Recém-chegado aos cinemas, o longa dirigido por Olivia Newman enfrentou o desafio de adaptar mais de 400 páginas do livro homônimo da autora Delia Owens.

A obra, popular e um tanto quanto controversa, conta a história de uma garota tímida e reclusa. Escondida sob os mistérios do Pântano, ela se envolve em uma investigação criminal após a morte de um rapaz muito querido pela comunidade local.

A história de Um Lugar Bem Longe Daqui logo chamou a atenção do público. Entenda o que há de realidade ao longo das duas horas de duração do filme.

Trailer de Um Lugar Bem Longe Daqui

Trama de Um Lugar Bem Longe Daqui

Um Lugar Bem Longe Daqui acompanha uma história de amadurecimento. Uma garota abandonada vive reclusa e cresce em meio à região de pântanos da Carolina do Norte. Enquanto aprende a se defender, ela experimenta sentimentos distintos, como o amor e o desgosto. Na infância, Kya (Daisy Edgar-Jones) precisou fugir da escola ao ser ridicularizada por outras crianças. À medida em que cresce, a garota vive sob a alcunha de “Menina do Brejo”, algo que a afasta cada vez mais da vida em sociedade.

Com o passar dos anos, um jovem rapaz demonstra interesse por Kya. Assim, ela se abre para novas perspectivas de um outro mundo, até que um cadáver é encontrado. A garota passa a ser a principal suspeita do crime, e passa, também, a ser caçada pelos moradores.

Qual a inspiração do filme?

Delia Owens não escreveu o livro em pouco tempo. Pelo contrário. De acordo com a editora Intrínseca, a autora levou cerca de 10 anos para contar a história. Um Lugar Bem Longe Daqui, como filme, respeita a história original, com poucos ajustes de Olivia Newman e Lucy Alibar, roteirista. Durante a narrativa, o público acompanha a jornada de uma garota sem tato social, mas que precisa se defender em uma audiência para contar a própria história.

Mesmo que chame a atenção, poucos indícios compreendem que Um Lugar Bem Longe Daqui adapta uma história real. A autora passou anos criando a trama do livro a partir das próprias ideias. Delia Owens, inclusive, dormia com um bloco de notas ao lado da cama para anotar eventuais sonhos que pudessem auxiliar.

Contudo, o romance, um pouco tórrido, guarda uma estranha relação com a realidade. A autora, Delia Owens, é uma zoologista dos Estados Unidos. Ao longo da história, ela faz pequenos paralelos reais em meio ao universo ficcional da obra. De acordo com entrevistas, Delia afirma ter vivenciado uma vida fora do convívio social, assim como a protagonista Kya.

Por fim, Um Lugar Bem Longe Daqui, tanto o filme, quanto o livro, conta uma história ficcional baseada em experiências reais. Não dá para falar, portanto, que fatos concretos serviram como inspiração. Entretanto, há uma singularidade da vida real exposta ao longo das horas e das páginas.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.