O CAVALEIRO DA LUA

O que é o transtorno dissociativo de personalidade do Cavaleiro da Lua?

A Marvel divulgou recentemente, a sinopse de Cavaleiro da Lua, a nova série do estúdio, que deve ser lançada no Disney+, no próximo dia 30. Em suma, Oscar Isaac deve ser o protagonista da série, que ainda possui Ethan Hawke, Gaspard Ulliel e May Calamawy no elenco. Entretanto, o que vem chamando a atenção, é o fato do personagem principal da serie, ter transtorno dissociativo de personalidade.

A sinopse da série dá destaque ao transtorno dissociativo de identidade do protagonista. Ele divide o corpo com o mercenário Marc Spector:

Cavaleiro da Lua acompanha Steven Grant, um gentil e educado funcionário de uma loja de souvenir, que é atormentado com apagões e memórias de outra vida. Steven descobre que tem transtorno dissociativo de identidade e divide o corpo com o mercenário Marc Spector. À medida que os inimigos de Steven/Marc se voltam para eles, ambos devem navegar em suas complexas identidades enquanto mergulham em um mistério mortal entre os poderosos deuses do Egito.

Diante disso, confira abaixo, o que significa esse transtorno, e o que acontece com a pessoa que o sente.

VEJA TAMBÉM

O que é o transtorno dissociativo do Cavaleiro da Lua?

Em suma, o transtorno dissociativo de identidade é conhecido como o transtorno de personalidade múltipla. Se trata de um transtorno mental, no qual a pessoa se comporta como se fosse duas, ou mais pessoas diferentes. Ou seja, é como se ela tivesse diversas personalidades, que mudam em relação aos seus pensamentos, memórias, sentimentos ou ações.

O desequilíbrio psicológico leva a alterações na percepção de si mesmo, além da perda do domínio do seu comportamento, e distúrbio da memória. Além disso, a pessoa pode ter outros sintomas e sinais, tais como a sensação de estar perdido, as alterações bruscas de atitudes e opiniões, bem como a sensação de que o corpo não lhe pertence.

Para tratar o transtorno dissociativo de personalidade, é necessário o tratamento psicológico, psiquiátrico, e uso de medicamentos para aliviar sintomas. Apesar de não ter cura, ele pode permitir uma associação mais harmoniosa entre as personalidades, bem como um equilíbrio do comportamento.

Principais sintomas

Os sintomas do transtorno dissociativo de personalidade são:

  • Ausência de identidade única. Ou seja, a pessoa tem duas ou mais personalidades com características, jeitos de pensar e agir que são próprias;
  • Falta de identificação com o próprio corpo. Ou ainda, a pessoa tem a sensação de que pertence a outra pessoa;
  • Alterações seguidas de comportamento, atitudes e opiniões;
  • Falhas de memória quanto a eventos passados;
  • Lapsos de memória sobre situações cotidianas. Tais como esquecer de usar o telefone, por exemplo;
  • Sensação de que o mundo não é real e de estar separado do corpo;
  • Ouvir vozes ou ter outras alucinações, como visuais ou sensitivas.

Em suma, a pessoa sofre com estes sintomas, tem prejuízo nas relações sociais, profissionais ou em demais áreas da vida. Além disso, os sintomas podem se associar a outras síndromes. Tais como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, abuso de drogas, automutilação ou comportamento suicida, por exemplo.

Quais as causas?

Em suma, o transtorno dissociativo de identidade ocorre por um conjunto de vários fatores, que podem atingir qualquer pessoa. Porém, é mais provável que a síndrome se desenvolva nas pessoas que sofrem estresse extremo ou que passaram por trauma durante a infância, como abuso físico, emocional ou sexual.

O transtorno dissociativo de identidade é causado por um conjunto de diversos fatores, que podem atingir qualquer pessoa, entretanto, é mais provável que esta síndrome se desenvolva em pessoas que sofreram estresse extremo ou que passaram por um grande trauma durante a infância, como abuso físico, emocional ou sexual.

Os traumas de infância podem levar a alterações na capacidade da pessoa formar uma identidade, ainda mais quando os agressores são familiares ou cuidadores. Porém, o risco do desenvolvimento do transtorno cai se a criança se sentir protegida e tranquilizada pelos cuidadores.

Enfim, gostou da notícia?

Por fim, confiamos você a nos seguir no TwitterInstagram e Facebook. Isso porque, nos seguindo, você poderá ficar por dentro de tudo que rola no mundo da TV e do streaming.

Magui Schneider

Magui Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.

Fã de filmes e séries investigativos, suspense psicológico, comédias, dramas e ação.

Minhas séries favoritas são La Casa de Papel, The Sinner, Sense8, Stranger Things, O Mundo Sombrio de Sabrina, Black Mirror, Lúcifer, Orange Is The New Black, Vis a Vis, Desejo Sombrio, Três Vidas, entre outras.

Já meus filmes favoritos são Jurassik Park, Bird Box, O Limite da Traição, Imperdoável, entre outros.
Amo os filmes de ação com The Rock.

Para relaxar, gosto de uma boa comédia pastelão, incluindo As Branquelas e Os Farofeiros. E como fã incondicional de Paulo Gustavo, sou muito fã de todos os filmes "Minha Mãe é uma Peça".