Afinal, Titanic é mesmo baseado em fatos reais?

Titanic adapta um acidente real, mas nem tudo que está no filme aconteceu de verdade

Titanic (1997) é até hoje uma das maiores experiências da história do cinema. Além disso, o filme de James Cameron sobreviveu aos anos como um dos clássicos da indústria, um filme de romance e desastre que adapta a história real por trás do acidente do navio RMS Titanic, em 1912, a maior e mais ambiciosa embarcação da época.

Contudo, toda a história de Titanic é baseada em fatos reais? Apesar de nomes verdadeiros, o filme não conta apenas histórias reais na trama. Pelo contrário. Abaixo, assista ao trailer oficial de Titanic.

+ Quer assistir HBO Max e a plataforma Paramount+ de graça por até 1 mês? Clique Aqui e aproveite!

Afinal, Titanic é baseado em fatos reais?

Todos nós conhecemos a trama geral de Titanic e a história de Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet) e Jack Dawson (Leonardo DiCaprio). Como passageiros de classes sociais diferentes, ambos se apaixonam e vivem uma história de amor a bordo da primeira viagem do navio. A fórmula de adaptar um desastre real rendeu índices positivos de audiência e de premiações para James Cameron.

Em suma, o filme alcançou o topo de bilheteria da época. Anos depois, foi superado por Avatar (2009), do mesmo diretor, e por Vingadores: Ultimato (2019). Além disso, Titanic recebeu 14 nomeações para o Oscar e levou 11 estatuetas para casa. Inclusive, James Cameron levou a categoria “Melhor Diretor”.

Contudo, boa parte da trama de Titanic não se baseia em fatos reais. O romance entre Rose e Jack, por exemplo, nunca existiu no verdadeiro navio. Para criar Rose, Cameron inspirou-se em Beatrice Wood para criar a personagem. Ela foi uma artista que pertencia a uma família de ricos. Entretanto, Jack não foi inspirado por ninguém. O personagem surgiu apenas da criação de James Cameron. Por outro lado, Molly Brown (Kathy Bates) foi uma das poucas personagens inspiradas em uma pessoa real que realmente estava a bordo do Titanic.

Obviamente, também é real que o Titanic colidiu contra o icebarg e naufragou. Contudo, James Cameron precisou pensar em reações inéditas e mais próprias para o filme. Assim, a tripulação não estava preparada para uma emergência daquele tamanho. Além disso, o Titanic só continha botes salva-vidas para metade dos passageiros, uma vez que ninguém esperava que o navio fosse afundar.

Por fim, a banda realmente continuou tocando durante o naufrágio do Titanic. Uma das cenas mais memoráveis do filme aconteceu na vida real também, mas com relatos distintos em relação a música. Alguns sobreviventes afirmam que os músicos tocaram  “Alexander’s Ragtime Band” e “In The Shadows”, mas os jornais publicaram que a última música teria sido “Nearer, My God, To Thee”.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar