TELECINE-GAME-OVER

Serviços de streaming terminaram com o reinado do Telecine

Canal de TV paga da Globo precisou se reinventar nos últimos anos

Mesmo líder no segmento de filmes e entretenimento da TV paga no Brasil, o Telecine precisou se reinventar depois que a força dos serviços de streaming conquistou o público. Plataformas como Netflix, HBO Max, Prime Video, Star+, entre outras, surgiram para acabar com a era de ouro da televisão paga brasileira. Com a perda de relevância e de audiência, os canais precisaram encontrar uma nova oferta para pouca demanda.

Durante anos, o canal foi reconhecido como o centro das grandes estreias da televisão brasileira. Os filmes saíam do cinema e, meses depois, apareciam em alguma super exibição do Telecine aos domingos. Além disso, a marca expandiu-se a ponto de se tornar uma espécie de pay-per-view, com acesso antecipado para quem pagasse. Aos poucos, o Telecine se consolidou como um produto caro e premium.

+ Quer assistir HBO Max e a plataforma Paramount+ de graça por até 1 mês? Clique Aqui e aproveite!

Pandemia mudou a hierarquia entre Telecine e serviços de streaming

Durante os primeiros meses da pandemia, os principais canais Telecine até ficaram entre os 20 canais de TV paga mais assistidos do Brasil, de acordo com levantamento do Notícias da TV, do Uol. Contudo, os anos que vieram depois derrubaram ainda mais a relação de audiência do canal de TV paga. Além disso, sobraram poucas grandes estreias para o festival do Telecine.

Hoje, boa parte dos filmes estreiam de forma exclusiva nos próprios serviços de streaming. Alguns recebem exibição no cinema, mas costumam costumam entrar para o catálogo de alguma plataforma nos meses seguintes. Ou seja, os lançamentos não são mais reféns de uma assinatura de TV paga. Pelo contrário. Top Gun: Maverick, por exemplo, até estreou via Telecine. Mas também ficou disponível no Paramount+ por um valor muito menor.

O panorama dos serviços de streaming, portanto, fizeram a Globo repensar o modelo de negócio proposto pelo Telecine. Hoje, a marca funciona como uma plataforma online de filmes. Algo, contudo, atribuído a assinaturas do Globoplay. A grade televisão paga serve apenas como um bônus para quem assina. Tudo isso reflete no custo também.

Antes, o Telecine costumava cobrar valores altos além do plano de televisão paga. Hoje, alguns planos em conjunto com o Globoplay custam em torno de R$ 23,9 em uma assinatura anual. Apesar disso, o catálogo de filmes do Telecine ainda oferece alguns atrativos exclusivos para os assinantes. Contudo, nada muda o fato de que os serviços de streaming obrigaram a Globo a mudar o modelo de negócio para o Telecine.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.