Stranger Things baseada em fatos reais? A Macabra experiência científica

Stranger Things baseada em fatos reais: Projetos MK-Ultra e Star Gate

Você já pensou na possibilidade de ser Stranger Things baseada em fatos reais? Pois saiba que sim. A primeira parte da quarta temporada de Stranger Things está no catálogo desde a última sexta-feira (27) na Netflix. A série novamente mostra experimentos científicos e psíquicos realizados com crianças e com a protagonista Eleven que são cobaias de um laboratório. Mas não foram os Duffer Brothers, criadores da série, que imaginaram essa situação, diversos programas experimentais da vida real se concentravam em possíveis habilidades psíquicas, e isso serviu de inspiração para eles.

Confira abaixo os dois projetos que inspiraram os cineastas:

Stranger Things baseada em fatos reais: O Projeto MK-Ultra

O MK-Ultra foi um projeto secreto da CIA que aconteceu durante os anos 1953 a 1973, onde foram feitas centenas de experimentos clandestinos para avaliar o uso potencial de LSD e outras drogas para o controle mental. Contudo, o programa envolveu mais de 150 pessoas, que às vezes não tinham consciência de que participavam de um estudo.

Os locais onde esses testes aconteceram foram universidades, hospitais e prisões nos Estados Unidos e Canadá. Contudo, após uma sequência de testes, a equipe considerou a droga imprevisível demais para uso em contra inteligência. O MK-Ultra também incluiu experimentos com MDMA, heroína, metanfetamina e algumas espécies de cogumelo.

A ideia do projeto que ocorreu em plena Guerra Fria, era a exploração de técnicas de controle mental para os Estados Unidos usar em sua vantagem. A esperança era que o LSD servisse como uma espécie de soro da verdade e a ideia era usar em agentes inimigos.

Project Star Gate: Outra Inspiração

Os Duffer Brothers, criadores da série, também se inspiraram em outro projeto: Project Star Gate, nesse caso, esse experimento tinha o objetivo de usar fenômenos psíquicos e sobrenaturais para espionagem e uso militar, buscando conceitos como telepatia e visão remota, sendo essa a ideia de espionar outro local com o uso da mente, e também a telecinese, que é a capacidade de mover objetos com a mente, assim como vemos na série que é a habilidade da Eleven e das demais pessoas do laboratório.

Os arquivos da CIA mostra que os responsáveis ​​pelo projeto acreditavam que foi um sucesso, porém a organização trabalha com a teoria de que os estudos que indicavam a veracidade das habilidades psíquicas, na verdade foram adulterados pelos próprios cientistas.

Sobre a 4ª Temporada de Stranger Things

Em suma, os efeitos da batalha são sentidos pelo grupo de amigos. Eles se separam pela primeira vez, enquanto passam por um período turbulento típico da adolescência na escola. Em um momento em que todos estão mais vulneráveis, uma nova ameaça sobrenatural surge. No entanto, o novo mistério pode conter a resposta para acabar com os terrores do Mundo Invertido.

Por fim, a parte 1 da 4ª Temporada de Stranger Things, assim como as demais temporadas, estão disponíveis na Netflix. A parte 2 que terá 2 episódios, tem lançamento marcado para o próximo dia 1 de Julho.

Enfim, curtiu a matéria?

Então, para ficar por dentro de todos os filmes que passam na Sessão da Tarde, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.

Ingrid Souza

Ingrid Souza

Jornalista formada pela Ulbra Canoas (março/2022) sob o registro profissional 0020711/RS e pós-graduanda em Comunicação e Marketing (Lato-Sensu UniRitter), Ingrid também é produtora de conteúdo, social media e assessora de imprensa.

Fã da leitura e escrita, ela ama maratonar séries e filmes. Não vive sem um bom café, e gosta de mudar a cor do cabelo. Se considero uma pessoa nostálgica e adora plot twists bem desenvolvidos.