coisas-titanic

7 coisas que VOCÊ NÃO SABE sobre o naufrágio do Titanic

A história do Titanic continua a ser contada e relembrada ao longo dos anos, fascinando gerações com seus detalhes e lições aprendidas.

No dia 14 de abril de 1912, o mundo testemunhou uma das tragédias mais famosas da história marítima: o naufrágio do RMS Titanic. Essa embarcação imponente, considerada o maior navio já construído e o maior objeto em movimento da época, afundou durante sua viagem inaugural, após colidir com um iceberg no Oceano Atlântico. Com o passar dos anos, o Titanic se tornou um marco histórico e sua história continua fascinando e emocionando pessoas ao redor do mundo. Neste artigo, vamos explorar alguns detalhes desse evento fatídico que ocorreu há 111 anos.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? Clique Aqui e aproveite!

Onde o Titanic afundou?

O Titanic afundou no Oceano Atlântico, cerca de 400 milhas náuticas (740 quilômetros) ao sul da província de Terra Nova e Labrador, no extremo leste do Canadá.

Quando ocorreu a colisão com o Titanic?

A colisão com o iceberg ocorreu por volta das 23h40 do dia 14 de abril de 1912. As autoridades foram alertadas, e o navio tentou fazer uma manobra para evitar o impacto, mas infelizmente não foi bem-sucedido.

Qual foi a primeira parte do Titanic a colidir com o iceberg?

A primeira parte do navio a colidir com o iceberg foi o lado direito. Vários compartimentos estanques na proa foram rompidos, comprometendo a integridade do navio.

O que aconteceu após a colisão?

Após a colisão, o capitão Edward Smith ordenou o envio de sinais de socorro, mas nenhum navio nas proximidades estava próximo o suficiente para prestar ajuda imediata. Os barcos salva-vidas começaram a ser lançados, priorizando mulheres e crianças, mas a capacidade dos botes era insuficiente para acomodar todos a bordo. Apenas 705 pessoas foram resgatadas, muito menos do que o número total de passageiros e tripulantes a bordo.

Qual era a temperatura da água no momento do naufrágio?

A temperatura da água na época do naufrágio era aproximadamente -2°C. Aqueles que caíram na água, mesmo usando coletes salva-vidas, estavam sujeitos a sofrer hipotermia ou até mesmo um ataque cardíaco.

Os músicos do Titanic tocaram até o último momento

Uma das histórias marcantes do Titanic é o compromisso dos músicos a bordo. Mesmo diante da iminência do desastre, eles continuaram tocando até o último momento possível. Acredita-se que a música tenha sido interrompida pouco antes do naufrágio total do navio. As melodias especuladas como a última a ser tocada são “Songe d’Automne” ou “Nearer My God to Thee”. Infelizmente, nenhum dos músicos sobreviveu.

A que horas o Titanic afundou?

Por volta das 2h18 da manhã do dia 15 de abril, as luzes se apagaram no navio e a embarcação partiu em dois devido ao peso. A proa afundou primeiro, seguida pela popa. Levou cerca de seis minutos para a proa chegar ao fundo do oceano, enquanto a popa permaneceu brevemente na superfície antes de também afundar completamente às 2h20.

O naufrágio do Titanic permanece como um dos eventos mais trágicos e emblemáticos da história. Mesmo após 111 anos, o Titanic continua a ser um símbolo de grandiosidade, tragédia e coragem, deixando uma marca indelével na história da navegação marítima. Através de filmes como o de James Cameron, podemos reviver a primeira viagem desastrosa do Titanic e nos conectar com as vidas perdidas nesse fatídico evento.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Magui Schneider

Magui Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.

Fã de filmes e séries investigativos, suspense psicológico, comédias, dramas e ação.

Minhas séries favoritas são La Casa de Papel, The Sinner, Sense8, Stranger Things, O Mundo Sombrio de Sabrina, Black Mirror, Lúcifer, Orange Is The New Black, Vis a Vis, Desejo Sombrio, Três Vidas, entre outras.

Já meus filmes favoritos são Jurassik Park, Bird Box, O Limite da Traição, Imperdoável, entre outros.
Amo os filmes de ação com The Rock.

Para relaxar, gosto de uma boa comédia pastelão, incluindo As Branquelas e Os Farofeiros. E como fã incondicional de Paulo Gustavo, sou muito fã de todos os filmes "Minha Mãe é uma Peça".