Vale a pena ver Samaritano, novo filme de Sylvester Stallone no Prime Vídeo?

Nem mesmo a lenda de Hollywood, Sylvester Stallone, foi capaz de salvar Samaritano, e torná-lo um filme decente.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Enquanto a Marvel ainda domina o mercado de super-heróis, todos os outros estúdios ainda tentam obter um pedaço deste bolo muito rentável. Por isso, constantemente há o lançamento de filmes e séries sobre pessoas superpoderosas. O último filme do gênero é Samaritano, estrelado pela lenda de Hollywood, Sylvester Stallone.

Na trama, ele vive um super-herói aposentado tentando se esconder de seus dias de glória enquanto sua cidade está se afogando no crime. Prometendo mais uma visão corajosa e sombria sobre o gênero, Samaritano infelizmente não consegue trazer nada de novo. E assim, transforma um conceito inventivo em uma história genérica de super-heróis.

Trama de Samaritano

Desde o início, somos apresentados ao rico passado de Samaritano, como dois irmãos gêmeos superpoderosos tomam caminhos opostos na vida. Enquanto um se torna o super-herói titular, o outro constrói uma reputação como o vilão terrorista Nemesis. Ambos morrem em um incêndio durante o confronto final, 25 anos antes dos eventos do filme. No entanto, alguns ainda acreditam que Samaritano sobreviveu ao incêndio e está escondido entre as pessoas.

Dentre eles, está Sam (Javon Walton), um garoto de 13 anos que é fã dos velhos contos de super-heróis. Ele passa os seus dias sonhando em descobrir onde o Samaritano está escondido. O filme verifica todas as caixas de clichês de super-heróis. Há cenas de exposição mal colocadas para explicar as regras da fictícia Cidade do Granito, quem são os principais atores do filme, e como os superpoderes funcionam neste universo.

E, claro, essas regras serão ignoradas para levar o enredo adiante e garantir que o herói sempre enfrente os vilões nos momentos mais emocionantes. Os personagens principais também vão e voltam em suas posições morais de acordo com as necessidades de cada cena. E isso, enfraquece os laços humanos que o Samaritano tenta forjar. Finalmente, a relação central entre o super-herói aposentado e o garoto intrometido é não merecida, já que seu vínculo não é desenvolvido.

Roteiro previsível

O roteiro de Samaritano também é dependente de uma reviravolta que pode ser facilmente deduzida por qualquer um que já tenha assistido a um filme. E se a surpresa não é obrigatória para tornar uma história agradável, Samaritano não consegue explicar por que a reviravolta acontece. Com isso, subestima todo o peso emocional que poderia ter tido.

Além disso, a falta de informações essenciais sobre o passado de certos personagens também reduz as apostas do filme. E isso, leva a um final decepcionante que inclui até mesmo um discurso comum sobre o bem e o mal que derruba completamente o ponto do filme sobre estruturas sociais injustas e forças policiais abusivas.

Às vezes, parece que o samaritano está tentando dizer algo sobre os horrores da pobreza e do desemprego. Já que essas são forças que empurram as pessoas para a criminalidade todos os dias. E se esse fosse o caso, o filme poderia ter usado a fórmula do super-herói para explorar questões da vida real que questionam o suposto terreno moral mais alto dos vigilantes.

Mas, infelizmente, enquanto os vilões do filme dizem que estão lutando pela liberdade das classes mais baixas, todos parecem ter dominado o Bad Guy 101. Isso inclui rir maníacamente sem motivo, ter prazer em torturar pessoas e até roubar brinquedos de crianças. Os vilões são apenas maus por causa do mal, usando todas as oportunidades para prejudicar pessoas inocentes apenas por ser desprezível e justificar a surra que eles estão fadados a receber.

Destaque para a atuação de Sylvester Stallone

Mas nem tudo é desperdiçado em samaritano. Stallone tem um dom para jogar grandes brutos com um coração, o tipo de personagem que sabe que pode facilmente ganhar uma luta, mas ainda prefere segurar seus socos e usar suas cabeças.

A que a experiência de Stallone ajuda a elevar o roteiro maçante transformando seu super-herói aposentado em um personagem simpático. Embora Stallone não possa redimir as muitas falhas de Samaritano, ele ainda pode fazer o filme valer a pena assistir para aqueles dispostos a olhar para além de uma história de super-herói genérico com noções muito rasas de moralidade.

Infelizmente, isso só torna o lançamento de Samaritano mais trágico, já que Granite City tinha o potencial de explorar as nuances da desigualdade social e, em vez disso, acaba como pano de fundo de mais uma história esquecível de super-heróis.

No final, o crime mais irremediável de Samaritano está sendo branda em um mercado supersaturado pela mídia de super-heróis. O filme não se destaca por suas cenas de ação, não tem nada de novo a dizer sobre o velho conflito do bem contra o mal no centro de qualquer história de super-herói. Além disso, é incapaz de dar a seus vilões um propósito real. Stallone é um homem forte, mas mesmo ele não pode carregar o peso de um filme inteiro sozinho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode cancelar, se desejar. Aceitar